segunda-feira, 23 de abril de 2012

Deveríamos ser Vegetarianos?

Como Cristão que defende o planeta - natureza, devo ou não comer carne?
Comer ou não comer carne, eis a questão!

Por vezes temos que responder a esta pergunta no meio cristão, espero que mais este artigo sobre o assunto seja definitivo, pois nos ocuparemos nele, do que a Bíblia diz e tão somente.

Com base na dieta do Profeta Daniel, no episodio em que ele só comeu legumes, alguns irmaõs em nosso meio tentam ensinar que o cristão deva ser vegetariano, mais vejamos o que a Bíblia nos ensina.

Nosso objetivo neste artigo é esclarecer nossos irmãos de fé, sem o interesse de confronta-los.

Daniel com certeza obteve graça diante de Deus por ter feito abstinência do manjar do rei e do vinho que ele bebia, porém se utilizarmos algum critério de interpretação de textos sagrados verificaremos que Daniel se absteve destes alimentos por serem considerados imundos. (Dn 1:4).

O texto não mostra porque era contaminado e se formos fazer conjecturas, nosso estudo não passará de uma interpretação alegórica.

A conseqüência da abstinência foi a de estarem com seus semblantes melhores e por estarem mais gordos do que os outros. V 15

É porém facil verificar pelo próprio texto, que Deus deu sabedoria a eles porque eram tementes a Ele, e não pela dieta em si mesma.

Paulo nos diz que podemos comer de tudo que se vende no açougue, sem perguntar nada, por causa da consciência. ( 1ª Co 10:25) porém se soubermos ser sacrificada a ídolos não devemos comer ( 1ª Co 10:28).

Vejamos também, 1ª Corintios 10:25-31:

Comei de tudo quanto se vende no açougue, sem perguntar nada, por causa da consciência. Porque a terra é do Senhor e toda a sua plenitude. E, se algum dos infiéis vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que se puser diante de vós, sem nada perguntar, por causa da consciência. Mas, se alguém vos disser: Isto foi sacrificado aos ídolos, não comais, por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência; porque a terra é do Senhor, e toda a sua plenitude. Digo, porém, a consciência, não a tua, mas a do outro. Pois por que há de a minha liberdade ser julgada pela consciência de outrem? E, se eu com graça participo, por que sou blasfemado naquilo por que dou graças? Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.”

Esse tipo de dúvida, fez com que surgissem algumas regras para os novos convertidos a Cristo (gentios) no livro de Atos. Algumas pessoas estavam pregando que para se salvar deviam circuncidar-se. Foi decidido através do Espírito Santo e dos apóstolos não impor encargo algum aos gentios, senão que:

vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da fornicação.” At 15:29

O concílio de Jerusalém em Atos 15:19,20 dirigido pelo Espírito Santo não impõe o julgo da lei aos gentios:

Pelo que julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus, mas escreve-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue.” Atos 15:19,20

1ª Timóteo 4:4,5 diz:

porque toda criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças, porque, pela palavra de Deus e pala oração, é santificada.”

Ao lermos atentamente (a Bíblia) verificaremos (tanto no antigo, quanto no novo testamento) que sacerdotes, profetas e outros homens faziam uso de carne em suas alimentações.

A páscoa tinha como um de seus símbolos e alimento "um novilho perfeito".

Neste contexto vemos Deus instituindo churrasco:

Êxodos 12:5-11:

O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras. E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde. E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem. E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão. Não comereis dele cru, nem cozido em água, senão assado no fogo, a sua cabeça com os seus pés e com a sua fressura. E nada dele deixareis até amanhã; mas o que dele ficar até amanhã, queimareis no fogo. Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do Senhor .”

O próprio Jesus disse: " O que contamina o homem não é o que entra em sua boca, mas o que dela sairá (...)" Mc 7:15

Até porque a mesma Bíblia dirá que uma é a carne de animais, e outra a do homem 1ª Corintios 15:39:

Nem toda a carne é uma mesma carne, mas uma é a carne dos homens, e outra a carne dos animais, e outra a dos peixes e outra a das aves.”

E creio ser maravilhoso encerrarmos com estas palavras do Apostolo Paulo, em Romanos 14:1-23 (com atenção ao versículo 14 e 15):

ORA, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas. Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes.  O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu. Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar. Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente. Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus. Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si. Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor. Porque foi para isto que morreu Cristo, e ressurgiu, e tornou a viver, para ser Senhor, tanto dos mortos, como dos vivos.  Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo. Porque está escrito:Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim,E toda a língua confessará a Deus. De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.  Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão".

Versículo 14 e 15:

"Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nenhuma coisa é de si mesma imunda, a não ser para aquele que a tem por imunda; para esse é imunda. Mas, se por causa da comida se contrista teu irmão, já não andas conforme o amor. Não destruas por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu. Não seja, pois, blasfemado o vosso bem;  Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.  Porque quem nisto serve a Cristo agradável é a Deus e aceito aos homens.  Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros. Não destruas por causa da comida a obra de Deus. É verdade que tudo é limpo, mas mal vai para o homem que come com escândalo. Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça.  Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova. Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado.”

E no mais que a PAZ de Deus através de Jesus Cristo, seja o vosso Juiz:

E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.” Colossenses 3:15

Nenhum comentário:

Postar um comentário