quinta-feira, 28 de junho de 2012

A Ciência e A Bíblia


"A ciência humana de maneira nenhuma nega a existência de Deus. Quando considero quantas e quão maravilhosas coisas o homem compreende, pesquisa e consegue realizar, então reconheço claramente que o espírito humano é obra de Deus, e a mais notável."  Frase de Galileu Galilei
Como no artigo publicado aqui em baixo sobre as Informações Bíblicas de preservação ambiental (desenvolvimento sustentável), veja no post de hoje, como a Cosmovisão Cristã (que é a visão que a Bíblia tem do mundo) é importante, pois ela demonstra como a ciência não é contra religião:
Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos” (Salmos 19:1).
A ordem natural prova que existe um Criador poderoso e cheio de majestade.
Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus.” Romanos 1:19-21
Forma da Terra e A Ordem do Universo
A Terra é esférica. Em 1519 o famoso navegador Magalhães, navegou ao redor do Mundo, para desfazer a crença de que a Terra tinha uma superfície plana. A Bíblia, no entanto, afirma que a Terra é redonda, 2.000 anos antes de Magalhães. No Livro do Profeta Isaías, por volta do ano 700 a.C , no capítulo 40.22 , Ele, Deus, “é o que está assentado sobre a redondeza da terra”.
A Bíblia registrou a “circunferência da terra” antes de Galileu também, quando homens pensavam que a terra era chata. E antes que o homem entendesse de astronomia, a Bíblia disse que Deus tinha fixado as estrelas no céu, mantendo-as em seu lugar. Hoje nós diríamos que o que faz isso é a gravidade, mas, novamente, Deus chega na nossa frente. Foi Deus quem colocou as forças no lugar, quem deu ordem ao universo. E nós chegamos a observar essa ordem e entender as forças. Foi esta pressuposição (um universo dirigido por Deus) que foi o ponto científico de partida para muitos grandes cientistas (Isaac Newton, por exemplo).
Lei da Gravidade: Cerca de 3.000 anos atrás, a Bíblia disse que a Terra é sustentada por nada, Jó 26:7
As Leis da Gravidade. Sir Isaac Newton (1642 - 1727), descobriu as Leis da Gravidade. A Bíblia, há mais de 3.000 anos atrás, já nos informa sobre o assunto em Jó 26.7 . Ele, Deus, “faz pairar a terra sobre o nada.”
A Camada de Ozônio: A camada que precisa proteger a Terra de raios ultravioletas a fim de que exista vida na Terra, já havia sido revelada na Bíblia, Salmos 47, versículo 9:
“... porque a Deus pertencem os escudos da terra ... “
A Bíblia mostra um entendimento da medicina (livro assinatura de Deus – Avançado Conhecimento Médico da Bíblia) e ciência que precede o entendimento humano das próprias medicina e ciência, então só podemos concluir que há uma mente lá fora que está bem a frente de nós.  
Isso tudo é Porque Ele é o que...
Prende as águas nas suas nuvens, todavia a nuvem não se rasga debaixo delas.” Jó 26:8 [1]
e
Eis que isto são apenas as orlas dos seus caminhos; e quão pouco é o que temos ouvido dele! Quem, pois, entenderia o trovão do seu poder?” Jó 26:14 [2]
Para conhecermos a Deus, é necessário que ele mesmo se revele a nós.
A Revelação Geral consiste na manifestação de Deus por meio da natureza e da consciência humana inata - O homem possui uma consciência inata do que é certo ou errado (embora essa consciência possa ser cauterizada, ao longo da vida). Qualquer criança sabe o que é certo ou errado. A Revelação Especial de Deus, consiste de três maneiras: (1) por meio de Teofania (manifestação visível de Deus); (2) pelas Escrituras Sagradas (Bíblia); e (3) pela sua encarnação, na pessoa de Jesus Cristo. Esses modos de revelação são classificados como especiais, pois se distinguem dos outros dois modos gerais (natureza e consciência).
Pense nisso:
De onde vem, então, a sabedoria? Onde habita o entendimento?  Escondida está dos olhos de toda criatura viva, até das aves dos céus.  A Destruição e a Morte dizem: ‘Aos nossos ouvidos só chegou um leve rumor dela’.  Deus conhece o caminho; só ele sabe onde ela habita,  pois ele enxerga os confins da terra e vê tudo o que há debaixo dos céus.  Quando ele determinou a força do vento e estabeleceu a medida exata para as águas,  quando fez um decreto para a chuva e o caminho para a tempestade trovejante,  ele olhou para a sabedoria e a avaliou; confirmou-a e a pôs à prova. Disse então ao homem: ‘No temor do Senhor está a sabedoria, e evitar o mal é ter entendimento’ ".  Jó 28:20-28
P.S.[1] veja como Deus faz para que as nuvens não se rasguem em baixo (eu diria Seu poder é assombrosamente maravilhoso): “Nuvem é um conjunto visível de partículas diminutas de gelo ou água em seu estado líquido ou ainda de ambos ao mesmo tempo (mistas), que se encontram em suspensão na atmosfera, após terem se condensado ou liquefeito em virtude de fenômenos atmosféricos. A nuvem pode também conter partículas de água líquida ou de gelo em maiores dimensões e partículas procedentes, por exemplo, de vapores industriais, de fumaças ou de poeiras. As nuvens são constituídas por gotículas de água condensada, oriunda da evaporação da água na superfície do planeta, ou cristais de gelo que se formam em torno de núcleos microscópicos, geralmente de poeira suspensa na atmosfera. Após formadas, as nuvens podem ser transportadas pelo vento, tanto no sentido ascendente quanto descendente. Quando a nuvem é forçada a se elevar ocorre um resfriamento e as gotículas de água podem ser total ou parcialmente congeladas. Quando os ventos forçam a nuvem para baixo ela pode se dissipar pela evaporação das gotículas de água. A constituição da nuvem depende, então, de sua temperatura e altitude, podendo ser constituídas por gotículas de água e cristais de gelo ou, exclusivamente, por cristais de gelo em suspensão no ar úmido.
*P.S.[2] Trovão: As ondas sonoras geradas pelo movimento das cargas elétricas na atmosfera são denominadas trovões. Resultado do aumento da temperatura do ar por onde o raio passa, os trovões podem ser perigosos, nas proximidades de onde o fenômeno acontece.  Formação:O trovão é uma onda sonora provocada pelo aquecimento do canal principal durante a subida da Descarga de Retorno. Ele atinge temperaturas entre 20 e 30 mil graus Celsius em apenas 10 microssegundos (0,00001 segundos). O ar aquecido se expande e gera duas ondas a primeira é uma violenta onda de choque supersônica, com velocidade várias vezes maior que a velocidade do som no ar e que nas proximidades do local da queda é um som inaudível para o ouvido humano; a segunda é uma onda sonora de grande intensidade a distâncias maiores. Essa constitui o trovão audível.

8 comentários:

  1. Para se aprofundar no assunto Ciência e Bíblia sugiro os DVD´s palestras de Adauto Lourenço:

    DVDs Criação ou Evolução - Como Tudo Começou:
    4 DVDs (8 palestras) mostrando, com imagens incríveis, como a ciência apresenta inúmeras evidências da existência de um Criador.
    e

    Como Tudo Começou - Uma Introdução ao Criacionismo: Ao nos depararmos com a complexidade do código genético (DNA), seria concebível aceitar que tal codificação teria sido apenas fruto do acaso? Perguntas assim urgem por respostas. Aqui, você encontrará algumas delas.
    você pode adqurir em: http://www.chamada.com.br/livraria/autores/?cod=AL

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto Pr. Rodrigo. Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Pr Rodrigo excelente artigo, o homem simplesmente atesta o que a Bíblia já diz. Gostei Muito
    Fabio Passos

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir