sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Hermenêutica Aplicada na Teologia


Pergunta: "A Bíblia é relevante para os dias de hoje?”

É muito comum ouvir essa pergunta fora do circulo evangélico, a resposta para a maioria dos meus leitores parecerá óbvia, porém você sabe mesmo responde-la de maneira satisfatória?

Quem me conhece sabe que há muito tempo manifesto minha preocupação com estudantes de hermenêutica, que aprendem essas regras, mas, se esquecem de aprender a aplicação prática da bíblia para hoje.

Eu estava lendo um livro de hermenêutica com enfoque na “Ciência da Aplicação” ou Hermenêutica Aplicada.

O motivo, de ler tantos livros assim, é o fato de perceber que todos os anos, Institutos Teológicos formam alunos conhecedores das regras de interpretação da bíblia, porém em muitos “casos” parece não  preencher a lacuna  em nosso entendimento de como nos mover da interpretação bíblica para a aplicação na vida real.

Primeiramente é bom mencionar que nem todas as Escrituras necessariamente  se aplicam explicitamente a nós hoje, mas todas contêm verdade que podemos e devemos aplicar em nossas vidas hoje.

“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;” 2 Timóteo 3:16

Mudam as culturas, as leis, as gerações vêm e vão, mas a Palavra de Deus é tão relevante hoje quanto o era quando começou a ser escrita. E ela (A Bíblia) não mudou, o que muda as vezes, é a maneira de comunica-la.

OICA:

Quantos no entanto, foram além de ouviu falar na “Oica”,  aprendendo de fato a concluir seus quatro passos ????

Percebo que a maioria dos alunos cumprem bem os três primeiros passos, porém a grande maioria não sabe aplicar as escrituras na vida contemporânea da igreja, e o grande problema é que o aluno de hoje, é o pregador/pastor de “amanhã”.

a)    Observação – É o passo que nos leva a extrair do texto o que realmente descreve os fatos, levando também em conta a importância das declarações e o contexto;

b)    Interpretação – É o passo que nos leva a buscar a explicação e o significado (tanto para o autor quanto para o leitor) para entender a mensagem central do texto lido. A interpretação deverá ser conduzida dentro do contexto textual e histórico com oração e dependência total do Espírito Santo, analisando o significado das palavras e frases chaves, avaliando os fatos, investigando os pontos difíceis ou incertos, resumindo a mensagem do autor a seus leitores originais e fazer a contextualização (trazer a mensagem a nossa época ou ao nosso contexto);

c)    Correlação – É o passo que nos leva a comparar narrativas ou mensagem de um fato escrito por vários autores, em épocas distintas em que cada um narra o fato, em ângulos não coincidentes.

d)    Aplicação – É o passo que nos leva a buscar mudanças de atitudes e de ações em função da verdade descoberta. É a resposta através da ação prática daquilo que se aprendeu.

Na Aplicação ouço “pessoas apressadas” dizerem: “este texto não trás nenhum ensino para nós, pois foi direcionado para a igreja tal...”

Vejamos o próprio Apostolo Paulo mandando que uma igreja leia a carta e após ter lido troque com a outra e vice-versa:

“E, quando esta epístola tiver sido lida entre vós, fazei que também o seja na igreja dos laodicenses, e a que veio de Laodicéia lede-a vós também.” Colossenses 4:16

Portanto suas verdades eram aplicáveis a ambas.

Agora nas duas passagens a seguir Jesus repreendia os religiosos por sua postura equivocada no aplicar as escrituras:

“Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.” Mateus 22:29

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;” João 5:39

Já se perguntou por que Deus teria mandado Josué meditar na sua lei dia e noite?

“Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.” Josué 1:8

Não era somente para conhecer a história, mas para que em conhecendo-a aplicasse seus ensinos á sua vida e comunidade.

A quem possa interessar em 20/01 as matriculas do ITQ estarão abertas (risos)

Rodrigo Martins Professor de Teologia e Vice-diretor no ITQ Juiz de Fora MG



20 comentários:

  1. Excelente artigo! Realmente umas das maiores dificuldades é aplicar a palavra da verdade. Que Deus continue usando sua vida para que os nossos olhos sejam abertos.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo Rodrigo o artigo conduz muito bem a uma reflexão de como conhecer e entender o texto para aplicação. Leitores vale enfatizar que controvérsias a cerca da conclusão de determinado texto (após ser feita a OICA) serve para melhor servirmos ao Senhor, se formos guiados pela seguinte questão: O que o Senhor deseja, Oh Deus!? qual quer coisa além disso faz com que a pessoa seja guiada por qualquer motivo diferente da vontade de Deus. Assim é de suma importância observarmos o "I" do acróstico quando o escritor do artigo diz "A interpretação deverá ser conduzida dentro do contexto textual e histórico com oração e dependência TOTAL do Espírito Santo. Os que leram esse arquivo e já estudaram biografias de reformadores e avivalistas sabem que o tempo que eles gastavam em estudo quanto mais oração é visto pela maioria de nós (infelizmente) como absurdo. Abraços graça e paz!

    ResponderExcluir
  3. Muto Bom Rodrigo Martins de Oliveira......Meu mentor de Apologética sempre dizia
    “O primeiro dever de um intérprete é permitir que o autor diga o que realmente ele diz, ao invés de lhe atribuir o que pensamos que deveria dizer”.
    Uma Boa OICA nos diria isso...

    Lucas Castro

    ResponderExcluir
  4. Mais uma vez um excelente artigo!
    Tenho visto igrejas muito frias, muito "religiosas" e isso também faz com que essas pessoas mantenham uma rotina domingueira, achando que é só ir à igreja, e esqueçam ou simplesmente deixam de ter interesse em praticar aquilo que aprendeu nas escrituras. Agora, o por quê disso? Pra mim são pessoas que até se interessam em conhecer mais de Deus, mas que precisam buscar a comunhão com o Espírito Santo, pois é Ele quem nos comove e nos leva a adorá-lo!!! E, se o adoramos, em "espírito e em verdade", a busca pela prática da palavra de Deus é consequência ... Sabemos que somos falhos e erramos todos os dias, mas sabemos também que o Senhor é perfeito para nos perdoar e nos purificar de toda a injustiça.
    Que Ele, o Senhor, nos abençoe e nos faça cada vez mais adoradores do Seu reino, para que sejamos capazes de levar Sua palavra e praticá-la onde estivermos até que Ele volte!
    Fique na paz do Senhor Jesus e que Ele continue a usá-lo!
    Ana Fernandes.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito
    Também tenho essa mesma visão
    Colocar a hermeneutica em pratica já existe muita dificuldade, tem hora que procuro no pregador, cadê a hermenêutica
    Aplicação então nem se fala.
    Amei

    Luciana Duarte

    ResponderExcluir
  6. Novamente um artigo muito oportuno. Aponta a necessidade de sermos estudiosos da Palavra, para sabermos dizer por que e como se aplica as verdades ensinadas.
    Izabel

    ResponderExcluir
  7. Pr Rodrigo, a paz

    Gostaria de agradecer pela matéria. Certamente é de grande interesse para mim todos os assuntos relacionados à Bíblia e, será também de grande utilidade, uma vez que enriquecerá o conteúdo da aula de Apologética, que irei dar, no mês de Janeiro. Ensinar sobre a veracidade da bíblia é também ensinar a interpretar a palavra, uma vez que uma interpretação errada ou duvidosa, leva muitos a desacreditar o que nela está escrito.

    Um grande abraço e que Deus o abençoe em sua jornada como mestre, escritor, pastor e também como chefe de família.


    Pra Mariangela Vitoria

    "May Jesus bless you and keep you in peace!"

    ResponderExcluir
  8. Muito sábias as suas palavras, acredito que esse é o grande X do evangelho, conseguirmos transformar a letra em atitudes, acredito também que o conhecimento é fundamental, saber o contexto, a correlação dos fatos, mas a essencia é realmente a iluminação do Espirito Santo. Quando você ler um texto e parece que seus olhos se abrem para um detalhe que se encaixa perfeitamente na sua realidade ou na verdade que quer compartilhar em um sermão.

    Abraços.

    Tereza Cristina de Sá

    ResponderExcluir
  9. Eu li seu artigo viu , muito bom a cada dia mais tenho a certeza de que estamos carentes de uma interpretação correta da palavra que no próximo ano Deus nos use para proclamar a verdadeira vontade Dele toda sorte de bençãos sobre a tua vida Feliz 2014!!!

    Alessandra Fernandes

    ResponderExcluir
  10. Belas e sábias palavras! Como disse em seu artigo, é sempre essencial a total dependência do Espírito Santo, e essa realidade pode ser contemplada na sua vida e através do seu trabalho.
    Que o Senhor continue te usando e abençoando nesse ano, para que cada vez mais você cresça na graça e no conhecimento, e nos ajude a crescer também, com seu trabalho.
    Abraço.
    Fabiana Romanholi

    ResponderExcluir
  11. Iluminador! Todo entendimento traz o conhecimento através de um mestre, professor ou amigo. Obrigado. Rodrigo - IBAJO.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns Rodrigo seu artigo foi direto ao ponto, sem firulas e muito bem explicado. O homem pode mudar mas a Palavra continua a mesma. Gloria a Deus por sua vida Professor otimo artigo.

    Pablo Silva

    ResponderExcluir
  13. Temos que viver a palavra de Deus e aplica-la em nossas vidas com a mesma eficacia dos chamados heróis da fé, pois a palavra de Deus nao muda. Jesus disse: Aquele que crer em mim, obras maiores farão. Creio que podemos ser usados para manifestar a gloria de Deus nesta terra.
    Abraços Pr Rodrigo.

    Douglas Orlando_ IBG

    ResponderExcluir
  14. Penso que a maior conquista no processo de conhecimento da palavra de Deus é a aplicação. Ainda que nosso intelecto nos leve a constatações extraordinárias, se elas não forem aplicadas vertical e horizontalmente segundo o propósito da Cruz, não passarão de mais um arquivo para nossas "orgulhosas coleções de saberes". Parabéns Pr. Rodrigo, por mais essa pérola!

    ResponderExcluir
  15. Pastor Rodrigo, a Hermenêutica sem unção de Deus de nada valerá, em muitos institutos teológicos os alunos tem dificuldade do entendimento da matéria hermenêutica, realmente para ter um entendimento , deve ter um esvaziamento das nossas mentes e do nosso ser de "conhecimento" secular e prático, o entendimento da Palavra de Deus vem do estudo profundo e aplicação como ensinado pelo senhor no lembrete" OICA",grande responsabilidade esta sobre os mestres , pastores, evangelistas que levam a palavra de Deus, esta deve ser levada a sério e não acrescentada ou retirada uma só letra. Que Deus pela sua infinita misericórdia, continue te usando e derramando a unção da sabedoria e do Conhecimento! Um abraço Pra. Mylaidy Spíndola IEQ Zona Centro Contagem MG

    ResponderExcluir
  16. Pastor Rodrigo acredito que o maior desafio da igreja é justamente fazer com que a palavra seja aplicada completa em nossa realidade destes últimos dias ,pois a frase hoje é diferente é uma das frases mais malignas que eu considero,pois nela é que se perde a obediencia ,a santidade, e a comunhão com CRISTO,precisamos de sabedoria e do poderDO ESPIRITO SANTO para sobreviver toda ilusão desta vida e andar na luz da palavra ,não sei se concorda mas é assim á minha visão,obrigada abraços lilian

    ResponderExcluir
  17. Top!! Não preciso aqui tecer considerações ao que foi exposto, Apenas indicar a leitura deste texto a outras pessoas. Deus abençoe!!

    ResponderExcluir
  18. Querido Pastor e amigo, como sempre digo, suas palavras são muito boas e motivadoras, além de muito guiada pelo Espírito Santo. E nada é mais fascinante que o entendimento da bíblia, e mais satisfatório que aprender e aplicá-la no cotidiano. Tenho por mim que apesar dos pesares, e da nossa dificuldade quanto seres humanos, errados e pecadores, seguir os mandamentos é um dever, é estar na busca de viver corretamente, e na espera de demonstrar nossa obediência. Pois, além do amor a Deus, deve-se ter um amor incondicional às escrituras, passando a ser um ciclo do amor divino do Senhor para conosco. Que possamos ter sabedoria para mover nossa fé e conduzir a palavra de Deus não só no nosso dia a dia, mas no mais profundo da nossa alma, na vida dos nossos irmãos e na vida daqueles que não conhecem o que a verdade diz!!! Deus o abençoe Pastor... Gezianne

    ResponderExcluir
  19. Meu caro amigo Pr Rodrigo, com certeza os princípios postulados por Heinrichsen sempre serão atuais e eficazes. Concordo com tudo o que de especial puder ser feito para que a Palavra de Deus possa ser entendida de acordo com o que o Autor original (Deus) orientou para a sua escrita. Parabéns por mais este artigo que valoriza de forma inquestionável o cuidado que devemos ter com a interpretação bíblica.
    Grande abraço
    Pr Ricardo Sousa

    ResponderExcluir
  20. Seus artigos são sempre esclarecedores e atendem o objetivo fim deste blog, multiplicar o conhecimento! Agora já sei o que significa OICA, e irei prestar mais atenção a estes detalhes. Com certeza a aplicação é um passo essencial não somente para aplicarmos em nossos sermões, mas, principalmente, para ser vivido em nosso dia a dia. Que Deus continue derramando sabedoria sobre sua vida! Glória a Ele eternamente!

    ResponderExcluir