terça-feira, 26 de junho de 2018

Esperança, Tristeza e Alegria




 “A alegria do coração transparece no rosto, mas o coração angustiado oprime o espírito.” Provérbios 15:13

Para a maioria dos indivíduos, a alegria é um sentimento, que está diretamente ligado ao nosso bem-estar e às circunstâncias da vida.

Nossa definição de alegria é fundamental. Se essa definição for inadequada, pode-se erroneamente presumir que alegria e felicidade são sinônimos e que ter sentimentos felizes implica que somos alegres — ou que a falta deles significa que não temos alegria.

A alegria vem de saber que Deus está no controle de nossa vida, é uma firme convicção sobre Deus, é uma confiança tranquila em Deus, uma opção imutável de dar seu louvor a Ele.

“Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por ordem de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, a nossa esperança,” 1ª Timóteo 1:1

Esperança é uma crença emocional na possibilidade de resultados positivos relacionados com eventos e circunstâncias da vida pessoal. A esperança requer uma certa perseverança, acreditar que algo é possível mesmo quando há indicações do contrário. O sentido de crença deste sentimento o aproxima muito dos significados da Fé.

Num mundo encharcado de desespero, com pessoas aflitas correndo atrás de algo que lhes dê propósito para a vida, Jesus é a nossa esperança. Esperança na vida, na morte e na eternidade.

Têm dias que bate uma tristeza, uma incerteza, uma espécie de melancolia. Você acha que tudo está errado, que nada dá certo. Aí aparece um sentimento de impotência, de inércia e de solidão.

São dias de marasmo e de monotonia, onde nada acontece. É tudo sempre igual e rotineiro.

Mas ainda bem que são apenas alguns dias, alguns momentos; Depois você entende que é impossível fugir, é impossível viver só de alegrias e que não dá pra se conformar com o pouco e é preciso viver e buscar o muito da vida. É deixar que a melancolia entre na nossa vida só por instantes, a fim de mostrar que é preciso melhorar, é preciso correr atrás e que ainda há muito mais a se fazer.

“A tristeza segundo Deus produz um arrependimento que leva à salvação e não remorso, mas a tristeza segundo o mundo produz morte.” 2ª. Coríntios 7:9

A música de Milton Nascimento diz: “não existiria luz se não fosse a escuridão”... “A vida é mesmo assim dia e noite não e sim” 

E aí está.... Não saberíamos o que são a alegria e felicidade se não houvesse a dor e a tristeza. Elas nos mostram que há algo de errado e que precisamos descobrir e consertar.

“Sejam fortes e corajosos, todos vocês que esperam no Senhor!” Salmos 31:24

enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.” Tito 2:13

“O coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima.” Provérbios 12:25

Nenhum comentário:

Postar um comentário