quinta-feira, 4 de abril de 2013

Interpretação Cristocêntrica da Bíblia




Verdades Práticas:

  • Não é preciso ser um grande acadêmico ou um renomado pregador para compreender as Escrituras; a interpretação bíblica deve ser cristo-cêntrica.

  • Só estaremos lendo a Bíblia corretamente se estivermos vendo Jesus Cristo em suas páginas. (Exemplo 1ª Samuel 17 Davi e Golias)


Contextualizando:

Normalmente, nas pregações sempre ouvimos que somos Davi, e que temos que derrotar nosso gigantes, que são nosso problemas de qualquer ordem e  natureza. Isso está correto no quesito Aplicação, mas não o é no quesito interpretação, pois a historia narrada na Bíblia não é sobre mim ou você, mas sobre Cristo e sua obra redentora por nós.

A questão doutrinária em Davi e Golias, é que Jesus Cristo é o nosso Davi, Golias logicamente, Satanás, o exercito, são os demônios. E Nós? Nós estamos representados naqueles israelitas com medo e incapazes de realizar a obra, por isso Cristo (nosso Davi) é quem derrota satanás (nosso Golias), tanto é assim que em Ezequiel Jesus é chamado de Davi, quando este relata, o estabelecimento do Reino Milenar de Cristo na Terra. (Ezequiel 37:24).

Há uma aplicação histórica, pois de fato aconteceu, Também há aplicação doutrinária, pois Davi representa Cristo e sua vitoria sobre satanás, e há aplicação espiritual, e é nela que poderemos ser Davi, ou a arma de Davi, como a pedra ou a atiradeira que ele usou, como sendo instrumentos na mão de Deus, ou ainda podemos descobrir que temos sido Golias atrapalhando o progresso do Reino de Deus na terra.

É para pensar não é?

Continuando, ao todo, existem 15 (quinze) Leis de Interpretação a Bíblia, hoje aprenderemos a lei da dupla referência, mantendo o foco de que toda interpretação da Bíblia deve ser cristocêntrica.

As profecias obedecem a lei da dupla referência, ou seja, têm duas ou mais aplicações, dois ou mais cumprimentos; daí o Termo: "Profecia de Duplo Cumprimento". Um figurado e Outro Literal, um próximo (perto) e outro demorado (distante).

Qualquer pessoa pode entender os acontecimentos importantes da profecia bíblica, se dedicar um pouco de seu tempo comparando texto com texto, evitando a tentação de espiritualizar qualquer coisa, que de inicio pareça complexa. 

Uma regra de ouro na interpretação bíblica:

"Quando o pleno entendimento da Escritura forma o sentido comum, não procure outro, mas tome cada palavra em seu principal significado literal, a menos que os fatos do contexto imediato indiquem claramente outro sentido. - Dr. David L. Cooper."

Como dissemos acima, na Bíblia geralmente as palavras possuem cumprimentos duplos ou triplos. Com os Salmos claro, não seria diferente.

Todo versículo tem pelo menos três aplicações e uma interpretação (cristocêntrica), e pode então ser aplicado de três maneiras, por exemplo:

1º) Histórica - Literal.
2º) Doutrinária - Moral.
3º) Profética ou Espiritual.

Veja, Oséias 11:1 diz: “Quando Israel era menino, Eu o amei; e do Egito Chamei o meu Filho”.

Literalmente o texto refere-se à saída de Israel do Egito.

Doutrinariamente e figuradamente mostra quando um pecador deixa o Egito(mundo) e torna-se filho de Deus.

Profeticamente se cumpriu em Jesus Cristo, como prova o evangelista Mateus (Mt 2:15).

“E esteve lá, até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz: Do Egito chamei o meu Filho.”

Neste caso a terceira interpretação ficou como Profética e não espiritual.

Agora o episódio de Davi e Bete-seba por exemplo:

Tem aplicação Histórica, Doutrinária e Espiritual:

Pois historicamente aconteceu.

Doutrinariamente serve regra para levarmos um vida moral íntegra sem desvios e adultérios.

Espiritualmente traz o principio da obediência e submissão a Deus, que devemos estar é onde Deus nos colocou e não onde está nossa vontade, Deus havia colocado Davi por Grande Rei e estrategista de Guerra, mais ele ao invés disso estava no “terraço”, “tomando sol no ócio”.

Caro leitor, você tem permanecido onde Deus te colocou?

A luz deste ensino, vamos interpretar agora o Salmo 24:

Como compreender as palavras citadas neste Salmo?

DO Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam Porque ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios. Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. Este receberá a bênção do Senhor e a justiça do Deus da sua salvação. Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó. (Selá.) Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. Quem é este Rei da Glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na guerra. Levantai, ó portas, as vossas cabeças, levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. Quem é este Rei da Glória? O Senhor dos Exércitos, ele é o Rei da Glória. (Selá.)

A Entrada do Rei da Glória (Salmos 24)

Descrição do fato:

Naturalmente, depois que a batalha se encerra, o exército e a arca faziam o trajeto de volta ao santuário. Essa é provavelmente a situação que está por traz da liturgia no salmo 24.

Depois de uma declaração da soberania de Deus. Sobre usa criação (v. 1,2) os versos de 3 a 6 descrevem o tipo de pessoa que podia entrar nos recintos sagrados. Pode ser que isso implique que alguém ou determinado grupo procurasse ter acesso ao santuário, e, pelos versículos de 7 a 10, acreditamos que a idéia se refere ao exército, no momento em que retorna a Jerusalém para colocar a arca de volta no lugar Santíssimo.

Portanto, a interpretação do diálogo que acontece nos versículos de 7 a 10 é de que se trata de uma conversa entre um porteiro levita e os sacerdotes que carregavam a arca à frente do exército. Os primeiros a falar são os sacerdotes, que pedem acesso pelos portões da cidade: “abram-se, ó portais abram-se, ó portas antigas, para que o Rei da Glória entre”. (v 7 em algumas traduções).

A maneira de se entender historicamente (literalmente), como Deus pode ser visualizado em sua entrada pelo portão da cidade seria representado pela arca. De qualquer forma esse pedido é seguido por uma resposta indagadora do porteiro: “Quem é o Rei da Glória?” (v. 8a).

É obvio que os sacerdotes sabem muito bem quem é o Rei da Glória. Todavia a pergunta admite uma resposta de LOUVOR DESCRITIVO a DEUS, o Guerreiro.

De novo o sacerdote na liderança do exército responde: “O Senhor forte e valente, O Senhor valente nas guerras. Abram-se, ó portais; abram-se, ó portais antigos, para que o Rei da glória entre”. (v 8b,9).

Isso fornece a oportunidade para uma enfática reafirmação da pergunta e da resposta: “Quem é esse Rei da glória? O Senhor dos exércitos, ele é o Rei da glória”. (v 10).

Entendemos que será no tribunal de Cristo que o Salmo 24.7-10, terá seu cumprimento profético, quando a igreja dirá: Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. Então milhares de anjos perguntarão: Quem é este Rei da Glória? e a igreja responde: O Senhor forte e poderoso na guerra. Mas não abrirá, e a igreja dirá: Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrara o Rei da Gloria. E milhares de anjos perguntarão: Quem é este Rei da glória? E a igreja responderá: E o Senhor dos Exércitos, Ele é o Rei da Glória. Então os umbrais se abrirão e o Senhor entrará com a igreja e os anjos a glorificarem o seu nome.

E sem dúvida há ali a descrição doutrinária, de como moralmente devem andar aqueles que quiserem habitar com Deus.
Professor Rodrigo Martins de Oliveira, Pastor
Professor de Escatologia Bíblica no ITQ Juiz de Fora MG

10 comentários:

  1. Parabéns Pr. Rodrigo pela divulgação de conceitos importantíssimos para uma leitura aprofundada das Escrituras Sagradas.

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  2. Muito bom!! Importante sabermos interpretar a Bília para não sermos enganados por "falsas interpretaçãoes" e levados por qualquer teoria.

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  3. Demais Rodrigo a sua voz é alta no meio do povo e aponta pra uma reforma inevitável na vida de quem escuta seja ela pra se afastar de Cristo de vez ou se entregar plenamente, acho que na minha opinião na realidade em que vivemos as pessoas já conhecem Cristo, o problema que não sabem dos VERDADEIROS conceitos que ele quer empregar em nós, ai fica a pergunta pra quem lê ou ouve uma exposição dessa: Você quer conhecer os VERDADEIROS caminhos de Cristo ou continuar com esse que te "agrada"? Por que é inevitável que um dias as pessoas vejam as coisas do nosso ponto de vista, ai já é tarde de mais. #OCRISTOCENTRISMOEINDISPENSSAVEL ::: Estou certo que a pregação expositiva leva a uma reforma inevitável, pois, transmite a realidade dos fatos. DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO ABUNDANTEMENTE!!!

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  4. Profundos ensinamentos, Rodrigo!
    Focar em Cristo é essencial!!

    Deus te abençoe!!!

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  5. Fantástico Pr. Rodrigo, gosto muito dos seu ensinamentos, suas falas e escritas demonstram o quanto você tem se dedicado para interpretar corretamente a Palavra de Deus! Como eu tenho aprendido e enriquecido meu lado intelectual com as suas aulas, que Deus te abençoe a cada dia mais.

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  6. Muito bom, muito mesmo! Como sempre nos surpreendendo na sabedoria de Deus! Excelênte texto e visão, com certeza agora vou ler a bíblia de outro jeito rsrs :D

    - Marjory

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  7. Muito bom pastor Rodrigo! Grande contextualização em 1 Samuel 17, e uma excelênte visão da forma de interpretação das Sagradas Escrituras.

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  8. Que orientações ricas e importantes foram compartilhadas. Ter esse ensinamento da forma de se compreender, para aplicar a Escritura é fundamental para todos, principalmente para quem ensina!
    Izabel

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  9. Nossa surpreendente como sinto Deus falando comigo através de seus texto querido pastor. Palavras fortes, texto maravilhoso e rico em sabedoria. Com certeza aprendi muito hoje atraves desse ensinamento, vou buscar cada vez mais pelo discernimento pra contemplar o entender da bíblia. Que o Senhor abençoe sua vida e seu ministério. Gezianne

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