sábado, 18 de maio de 2013

Como devemos encarar a volta de Jesus?



 “Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas. Filipenses 3:20-21

Pergunta enviada:

“Como demos encarar a volta de Cristo? Falando sempre nisso, e vivendo em prol do reino? Mas eu fico pensando, se a gente as vezes estuda e trabalha em vão? Não sei se é coisa da minha cabeça, mas como nós devemos gastar nosso tempo e conciliar as coisas de Deus com as coisas seculares?

Resposta:

Este assunto também é explorado numa matéria teológica chamada "missão integral da igreja", nela estudamos,  que a missão integral da igreja é anunciar o evangelho todo ao homem, isto é, com vistas ao social também: (Tito 2: 7ao 14, Mateus 5:16, 1ª Timóteo 5:8, Gálatas 6:9-10, Mateus 23:23, Mateus 28:19,20), até que Cristo volte: 

"Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia. Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima." Tiago 5:7-8

Esse breve voltará tanto tem um aplicação perto (ou seja os apóstolos acreditavam que a volta de Jesus era para seu tempo), quanto uma aplicação distante para o tempo do cumprimento da profecia, ou seja para o tempo da volta de Cristo. A isto chamamos em escatologia bíblica de "lei da dupla referência".

Basta observarmos na bíblia a maneira como Deus vê o tempo: "Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo." Hebreus 1:1-2

Veja que para Deus o tempo em que Jesus estava pregando inicia o tempo fim, mas como pode ser? alguém perguntaria, e a bíblia responde:

"Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências, E dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação." 2 Pedro 3:3-4

e

"Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se." 2a. Pedro 3:8-9


A Bíblia apresenta o retorno de Cristo como uma grande motivação para agir, não como um motivo para parar de agir. Em 1 Coríntios 15, Paulo conclui seu ensino sobre o Arrebatamento dizendo: “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor” (versículo 58). Em 1 Tessalonicenses 5, Paulo conclui sua lição sobre a volta de Cristo com essas palavras: “Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios” (versículo 6). Devemos trabalhar enquanto podemos. “…a noite vem, quando ninguém pode trabalhar” (João 9:4).

Os apóstolos serviram com a idéia de que Jesus poderia retornar enquanto ainda estavam vivos; e se eles tivessem resolvido parar de trabalhar para “esperar”? Eles não teriam trabalhado na Grande Comissão, e o Evangelho não teria sido proclamado. Os apóstolos entendiam que o retorno iminente de Cristo significava que eles deveriam se ocupar com o trabalho do Senhor. Eles viveram suas vidas ao máximo, como se todo dia fosse o seu último. Nós, como eles, devemos encarar todo dia com um presente e usá-lo para glorificar a Deus.

Tenho um falecido tio que era pastor e ele sempre dizia: “devemos trabalhar como se Jesus Cristo fosse voltar daqui 1000 anos e espera-lo como se ele fosse voltar agora.”

“E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.” 1ª  Tessalonicenses 1:10

Pr Rodrigo Martins
Professor de escatologia Bíblica no ITQ Juiz de Fora MG

OBS. Leia aqui no blog o artigo: "Por que o fim do mundo fascina a humanidade?"

3 comentários:

  1. Acho que colaborei com um livro nesse post...Parabéns professor, sempre superando expectativas.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do post, me esclareceu algumas dúvidas e me ajudou a ver algumas coisas de um modo diferente.

    ResponderExcluir
  3. Amém... ser produtivo sempre! A hora nem o dia sabemos, mas Ele virá!

    ResponderExcluir