quinta-feira, 9 de agosto de 2018

A Prática da Oração



“Com minha alma te desejei de noite, e com o meu espírito, que está dentro de mim, madrugarei a buscar-te; porque, havendo os teus juízos na terra, os moradores do mundo aprendem justiça.” Isaías 26:9

“Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.” 1ª Coríntios 14:15

A oração não substitui a leitura da Bíblia. As duas práticas são essenciais para o nosso crescimento na vida cristã. Sem a Bíblia, as orações podem tornar-se destituídas de conteúdo, egoístas e até mesmo erradas.

“Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.” Tiago 4:3

Jesus ensinou um modelo de oração dizendo que primeiro se glorifica a Deus:

“Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;” Mateus 6:9

“E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo; Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.” Efésios 5:18-21

Onde Daniel teria obtido sua ideia de oração? Nos Salmos, vemos referências à oração em momentos específicos, aqui estão apenas alguns:

“Três vezes por dia ele se ajoelhava e orava, agradecendo ao seu Deus” Daniel 6:10

Oração da Manhã

Ó SENHOR, de manhã ouves minha voz; de manhã te apresento minha oração e fico aguardando. — Salmos 5:3 (Ver também Salmos 55:17; 59:16; 88:13; 92: 2)

Oração Vespertina

quando me lembro de ti no meu leito e medito em ti nas vigílias da noite. — Salmo 63: 6

Oração da Noite

SENHOR, à noite me lembro do teu nome, e observo tua lei. — Salmos 119:55

3 vezes por dia

À tarde, de manhã e ao meio-dia me queixarei e me lamentarei; e ele ouvirá minha voz. — Salmos 55:17

Historicamente falando, os judeus desenvolveram a oração de hora fixa enquanto estavam no cativeiro babilônico, quando eles não tinham acesso ao Templo. Isso é exatamente o que Daniel estava fazendo. Por não terem mais o templo, os sacrifícios ou o seu antigo ritmo de vida, no esforço de manter alguma sanidade em meio às grandes mudanças na Babilônia, o povo de Deus desenvolveu a prática de manter essas horas de oração.

Os Apóstolos também observavam este costume judeu de orar na terceira, sexta e nona horas, e também à meia-noite.

Pedro e João subiam ao templo na hora da oração, a nona (três da tarde) Atos 3:1

Por volta da hora nona do dia, viu claramente numa visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e lhe dizia: Cornélio! Atos 10:3

Por volta de meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, enquanto os presos os escutavam. Atos 16:25

“E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.” Romanos 8:26

“Aquele que fez o ouvido não ouvirá? E o que formou o olho, não verá?” Salmos 94:9

Nenhum comentário:

Postar um comentário