O post de hoje é uma
pergunta que chegou sobre quem é estrela que cai após a quinta trombeta e se
não haverá morte na Tribulação:
“E o quinto anjo tocou
a sua trombeta, e vi uma estrela que do céu caiu na terra; e foi-lhe dada a
chave do poço do abismo.” Apocalipse 9:1
“E foi-lhes permitido,
não que os matassem, mas que por cinco meses os atormentassem; e o seu tormento
era semelhante ao tormento do escorpião, quando fere o homem. E naqueles dias
os homens buscarão a morte, e não a acharão; e desejarão morrer, e a morte
fugirá deles.” Apocalipse 9:5,6
A Quinta e a Sexta
Trombetas (Apocalipse 9:1-21)
Depois do quarto anjo
tocar a sua trombeta e os corpos celestes escurecerem, passou uma águia
avisando sobre as últimas três trombetas. Ela clamou: “Ai! Ai! Ai dos que moram
na terra....” As últimas três trombetas são os três ais.
A Quinta Trombeta: O
Primeiro Ai (9:1-12)
9:1 – O quinto anjo
tocou a trombeta, e vi uma estrela caída do céu na terra. E foi-lhe dada a
chave do poço do abismo.
Vi uma estrela caída do
céu na terra: João já viu uma estrela caindo do céu (8:10), mas agora ele vê
uma que já caiu. Esta estrela representa uma pessoa, pois recebe a chave do
poço do abismo. Estrelas são usadas na Bíblia, às vezes, para representar
autoridades (Números 24:17; Daniel 8:10; Mateus 24:29). Uma estrela caída seria
uma pessoa de autoridade punida ou derrotada, como aconteceu com o rei da
Babilônia (Isaías 14:12). Quando Jesus demonstrou seu poder sobre os demônios,
os servos do diabo, ele disse: “Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago”
(Lucas 10:18). Em Apocalipse 12, presenciaremos a derrota de Satanás na batalha
no céu, resultando na expulsão do diabo (12:7-9). Tudo sugere que a estrela
caída aqui seja o próprio Satanás. Observamos o contraste entre o diabo, a
estrela caída que traz trevas, e Jesus, a “brilhante Estrela da manhã” (22:16).
Satanás recebe a chave do poço do abismo, mas Jesus segura a chave da morte e
do inferno (1:18). Não há dúvida sobre a superioridade do poder do Cordeiro!
E foi-lhe dada a chave
do poço do abismo: A chave representa autoridade, e aqui Satanás recebe
autoridade sobre o poço do abismo. O diabo age dentro dos limites estabelecidos
por Deus (Jó 1:12; 2:6). Aqui, ele tem autoridade sobre as criaturas da região
infernal, a região dos demônios (Lucas 8:31). O Destruidor é o rei do abismo
(9:11). É do abismo que subirá a besta para perseguir e matar os servos de Deus
(11:7; 17:8). Mais tarde, o abismo servirá como a prisão de Satanás (20:1-3,7).
9:5 – Foi-lhes também
dado, não que os matassem, e sim que os atormentassem durante cinco meses. E o
seu tormento era como tormento de escorpião quando fere alguém.
Não que os matassem, e
sim que os atormentassem durante cinco meses: O efeito deste castigo não é a
morte, e sim o tormento. Dura cinco meses, mostrando que o período do castigo
seria determinado e limitado por Deus. Esta praga não é fatal nem final. Não
causa a morte, mas traz grande sofrimento aos ímpios.
O seu tormento era como
tormento de escorpião quando fere alguém: O escorpião raramente mata o homem,
mas o seu veneno causa dor intensa e ataca o sistema nervoso. Os opressores do
povo de Deus sofreriam muita dor, mas não seriam mortos – por enquanto.
9:6 – Naqueles dias, os
homens buscarão a morte e não a acharão; também terão ardente desejo de morrer,
mas a morte fugirá deles.
Os homens buscarão a
morte e não a acharão: Esta frase frisa a intensidade do sofrimento. A morte
seria considerada um alívio da dor infligida pelos escorpiões. Jó expressou o
mesmo sentimento durante a sua aflição (Jó 3:20-22), e Jeremias usou linguagem
semelhante para descrever o sofrimento de Judá (Jeremias 8:3).
Terão ardente desejo de
morrer, mas a morte fugirá deles: Novamente, ele enfatiza a natureza desta
praga. Os gafanhotos do abismo não receberam autoridade para matar, mas causam
sofrimento terrível. Mesmo procurando a morte, os homens não conseguem escapar
desta praga.
9:7 – O aspecto dos
gafanhotos era semelhante a cavalos preparados para a peleja; na sua cabeça
havia como que coroas parecendo de ouro; e o seu rosto era como rosto de homem;
O aspecto dos
gafanhotos era semelhante a...: A descrição da aparência dos gafanhotos nos
lembra de Joel 1:4,6; 2:4-10. São opressores terríveis, inimigos fortes que vêm
com uma força quase irresistível contra os homens.
Cavalos preparados para
a peleja: A cavalaria deu uma vantagem enorme aos exércitos antigos (1 Reis
20:1; 2 Reis 6:15). Salomão importava cavalos do Egito para fortalecer a defesa
de Israel (2 Crônicas 9:28). Os homens sempre enfrentavam a tentação de confiar
na sua força militar, representada por cavalos, ao invés de confiar em Deus
(Salmo 20:7; Isaías 31:1). Cavalos aparecem frequentemente nas figuras
proféticas de castigo e destruição: “Eis aí que sobe o destruidor como nuvens;
os seus carros, como tempestade; os seus cavalos são mais ligeiros do que as
águias. Ai de nós! Estamos arruinados!” (Jeremias 4:13; veja 6:23; 8:16; 47:3;
50:42; 51:27; Ezequiel 26:11; Naum 3:2; Habacuque 1:8).
Como que coroas
parecendo de ouro: Esta é a única vez que a palavra stephanos, a coroa da
vitória, aparece em relação aos ímpios. Em todos os outros casos, mostra a
vitória de Cristo ou dos santos. Aqui, os servos do diabo dão a impressão de
ser vitoriosos, mas a própria linguagem sugere uma falsa vitória: “como que
coroas parecendo de ouro”. Os servos do inimigo podem imitar a vitória dos
santos, mas jamais terão a vitória final.
O seu rosto era como
rosto de homem: Figuras de animais ou insetos com características humanas
normalmente sugerem a inteligência. Estes servos do diabo são seres
inteligentes, capazes de agir conforme as instruções do seu líder.
9:8 – tinham também
cabelos, como cabelos de mulher; os seus dentes, como dentes de leão;
Cabelos, como cabelos
de mulher: Qualquer explicação reconhece uma criatura estranha. Não são
gafanhotos comuns! Os cabelos da mulher representam sua submissão (1 Coríntios
11:15). Pode significar a submissão dos gafanhotos a Satanás. Cabelos femininos
sugerem, também, a beleza, um aspecto mais suave do que a aparência das outras
características. O diabo usa coisas que parecem boas, inofensivas e atraentes
para conquistar sua presa, e depois ataca com a astúcia (rosto de homem) e força
(dentes de leão).
Dentes, como dentes de
leão: Mais uma figura do poder destrutivo desses gafanhotos do abismo. Podem
usar a inteligência e a beleza para seduzir, mas mordem com a ferocidade de um
leão (1 Pedro 5:8).
9:9 – tinham couraças,
como couraças de ferro; o barulho que as suas asas faziam era como o barulho de
carros de muitos cavalos, quando correm à peleja;
Couraças, como couraças
de ferro: Estes guerreiros do diabo estão preparados para a guerra. Eles têm
condições de se defenderem na batalha contra os homens. Mesmo quando os homens
resistem,
9:10 – tinham ainda
cauda, como escorpiões, e ferrão; na cauda tinham poder para causar dano aos
homens, por cinco meses;
Cauda, como escorpiões,
e ferrão...poder para causar dano aos homens, por cinco meses: Este versículo
repete as informações dadas nos versículos 3 a 5. Os gafanhotos com ferrões de
escorpiões causariam sofrimento entre os homens durante cinco meses.
9:11 – e tinham sobre
eles, como seu rei, o anjo do abismo, cujo nome em hebraico é Abadom, e em
grego, Apoliom.
Seu rei, o anjo do
abismo, cujo nome em hebraico é Abadom, e em grego, Apoliom: Parece que o anjo
do abismo e a estrela caída que recebeu a chave do poço do abismo são a mesma
pessoa, Satanás. Se não for o próprio diabo, certamente seria um servo dele com
poder sobre outros servos. O nome é dado em dois idiomas, e o sentido é o mesmo
– Destruição ou Destruidor. Este versículo é o único no Novo Testamento que usa
estas palavras. A palavra hebraica aparece algumas vezes no Antigo Testamento
em referência à morte e à destruição (veja Jó 26:6; 28:22; 31:12; Salmo 88:11;
Provérbios 15:11; 27:20). Deus cria, dá vida, edifica, causa crescimento, etc.
O diabo destrói e provoca o sofrimento e a morte. “Ele foi homicida desde o
princípio” (João 8:44).
O primeiro ai
passou....vêm ainda dois ais: As últimas três trombetas são os três ais
anunciados pela águia (8:13). O primeiro ai – a quinta trombeta – passou.
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