terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Jerusalém e o Julgamento das Nações

Para ver a imagem ampliada clique nela.

Hoje estudaremos os eventos que ocorrerão após o retorno de Jesus; findando a Grande Tribulação.

*Muita atenção ao que o texto bíblico diz.
  1. O Tribunal de Cristo, o primeiro julgamento bíblico, também chamado julgamento da Igreja.
  2. O segundo julgamento bíblico, é o Julgamento das Nações.
"Congregarei todas as nações e as farei descer ao vale de Josafá; e ali com elas entrarei em juízo, por causa do meu povo e da minha herança, Israel, a quem eles espalharam entre as nações, repartindo a minha terra. Ajuntai-vos, e vinde, todos os povos em redor, e congregai-vos (ó SENHOR), faz descer ali os teus fortes! Movam-se as nações e subam ao vale de Josafá; porque ali me assentarei, para julgar todas as nações em redor. Multidões, multidões no vale da Decisão! Porque o dia do SENHOR está perto no vale da Decisão" (Jl 3: 2, 11,12,).

Jesus Cristo revelou, em Mateus (25), que na sua Gloriosa Vinda, com todos os santos anjos, as nações serão reunidas diante dEle.

E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;” Mateus 25:31,32
  • nações-ovelhas (os justos) ficarão à sua direita;
  • as nações-bodes (os ímpios) à esquerda;
  • e os “irmãos”, que devem ser o povo judeu, irmãos de Jesus segundo a carne.
  • Os justos irão para a vida eterna;
  • os ímpios para o castigo eterno. (Mateus 25.31-46).
  • Estarão ali, também, as nações que não se aliaram ao Anticristo e que sempre reconheceram Israel como a herança de Deus. 
  • A essência desse juízo é o julgamento dos opressores do povo judeu (Leia Joel 3.2; Gn 13.3; Zc 12.3).
Eis que eu farei de Jerusalém um copo de tremor para todos os povos em redor, e também para Judá, durante o cerco contra Jerusalém. E acontecerá naquele dia que farei de Jerusalém uma pedra pesada para todos os povos; todos os que a carregarem certamente serão despedaçados; e ajuntar-se-á contra ela todo o povo da terra.” Zacarias 12:2,3

O Papel dos Anjos nesse Julgamento:

Mateus 13:41,42:

“Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniquidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.

Estes versículos descrevem a atuação que os anjos terão no julgamento das nações. Os povos tipo “bodes” serão lançados vivos no inferno, como ocorreu na batalha do Armagedom. (Ap 19:20). E os povos tipo “ovelha” ingressarão no milênio de Cristo sobre a Terra. 

A palavra reino citada neste versículo não é o céu, mas o reino milenar, o reino dos céus sobre a Terra, que será iniciado. Estas nações que entrarão no milênio são pessoas comuns, povos pacíficos; eles não receberão um corpo glorificado durante o milênio, por isso continuarão gerando filhos.

Esse primeiro julgamento de Mateus 25.31-46 objetiva selecionar as nações que ingressarão no Milênio, ou seja, as que farão parte no reino milenar de Cristo.

Vejam: “Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o REINO que vos está preparado desde a fundação do mundo”(Mt 25.34).
  • Então, quando Jesus retornar no final da Tribulação, antes de ser implantado o milênio, Ele eliminará as duas bestas; o exército do Anticristo e também separará aqueles que participarão do seu reino, daqueles que não participarão; para este último fato, será implantado o julgamento das nações.
  • O término da grande tribulação será marcado pela volta de Jesus com os seus Santos encerrando a 70ª semana e iniciando o milênio.
E naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele para o sul.” Zacarias 14:4

Naquele dia também acontecerá que sairão de Jerusalém águas vivas, metade delas para o mar oriental, e metade delas para o mar ocidental; no verão e no inverno sucederá isto.” Zacarias 14:8

Toda a terra em redor se tornará em planície, desde Geba até Rimom, ao sul de Jerusalém, e ela será exaltada, e habitada no seu lugar, desde a porta de Benjamim até ao lugar da primeira porta, até à porta da esquina, e desde a torre de Hananeel até aos lagares do rei. E habitarão nela, e não haverá mais destruição, porque Jerusalém habitará segura.” Zacarias 14:10,11

Logo após a sua volta haverá o juízo das nações feito pelo Senhor, às nações que sobreviveram às catástrofes ocorridas na terra durante a Grande Tribulação Ap 19.11-20.6 compare Zacarias 14:

“E acontecerá que, todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém, subirão de ano em ano para adorar o Rei, o Senhor dos Exércitos, e para celebrarem a festa dos tabernáculos.” Zacarias 14:16

Um dos critérios a ser utilizado neste julgamento será o tratamento dado aos judeus.

Não será o juízo final, pois este ocorrerá após o milênio e sim um julgamento daqueles que ficaram na tribulação, definindo quem entrará no reino milenar. Neste julgamento, Jesus definirá a posição das nações no contexto mundial e Israel será o centro e a cabeça das nações e Jerusalém a sede do governo milenar.

“Assim diz o Senhor: Voltarei para Sião, e habitarei no meio de Jerusalém; e Jerusalém chamar-se-á a cidade da verdade, e o monte do Senhor dos Exércitos, o monte santo. Assim diz o Senhor dos Exércitos: Ainda nas praças de Jerusalém habitarão velhos e velhas; levando cada um, na mão, o seu bordão, por causa da sua muita idade. E as ruas da cidade se encherão de meninos e meninas, que nelas brincarão. Assim diz o Senhor dos Exércitos: Se isto for maravilhoso aos olhos do restante deste povo naqueles dias, será também maravilhoso aos meus olhos? diz o Senhor dos Exércitos. Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eis que salvarei o meu povo da terra do oriente e da terra do ocidente; E trá-los-ei, e habitarão no meio de Jerusalém; e eles serão o meu povo, e eu lhes serei o seu Deus em verdade e em justiça.” Zacarias 8:3-8

“E acontecerá que, se alguma das famílias da terra não subir a Jerusalém, para adorar o Rei, o Senhor dos Exércitos, não virá sobre ela a chuva.” Zacarias 14:17
  • Jesus retorna após sete anos de tribulação e grande angústia para Israel Mt 24.29,30; Ap 19.11-18.
  • O Senhor encerra a Tribulação; a Besta e o Falso Profeta com todos os exércitos da Terra tentam inutilmente guerrear contra o Senhor. Ap 19.19
  • O Senhor Jesus lança a Besta e o Falso Profeta no inferno literal (inauguram o inferno). O exército da Besta é derrotado, seus componentes são mortos e vão aguardar (no Hades) o dia do Juízo final. Ap 19.20,21.
  • Satanás é preso no abismo Ap 20.1-3
  • É implantado o tribunal para julgar as nações. Ap 20.4
  • Os mártires da tribulação ressuscitam e reinarão com Cristo. Estes mártires são os que morreram durante a Grande Tribulação e não receberam o sinal da Besta; aqui se encerra a primeira ressurreição! 
  • Lembre-se de que os mártires da Tribulação não receberam o galardão com a Igreja e não fazem parte da mesma, entretanto estão incluídos no último grupo que pertence à primeira ressurreição e reinarão também com Cristo. 
  • Cada classe (a saber: Os Santos do Antigo Testamento, a Igreja e os Mártires da Tribulação) terá o seu papel no Reino.
  • Os mortos que não fazem parte da 1ª ressurreição somente irão reviver após o milênio, no dia do juízo final. Ap 20.5,6.
  • Após o julgamento das nações terá início o Reino Milenar de Cristo.
  • Note que neste Reino Milenar, somente estarão na Terra pessoas que não foram condenadas no juízo das nações; observe ainda que, no julgamento das nações, somente comparecerão ao Tribunal pessoas vivas que de alguma forma sobreviveram à Grande Tribulação; os ímpios mortos somente serão julgados após o milênio no Juízo Final.
Quem são os pequeninos irmãos do Senhor?

Há três pessoas envolvidas neste texto: as ovelhas, os bodes e o menor dos irmãos do Senhor. Quem pode ser classificado como irmão de Jesus?

Há três classes de pessoas que podemos considerar como irmãos de Jesus:
  • Os judeus porque são da mesma raça (At 7.37).
  • Os irmãos na carne (Mt 12.46; Mt 13.55).
  • Aqueles que fazem a vontade do Pai, ou seja, os que foram regenerados, a Igreja (Mt 12.48-49).
  • Os pequeninos apontam para os crentes que estarão presentes no período da Grande Tribulação e as ovelhas representam aqueles que, de alguma maneira, estarão ao lado da Igreja, socorrendo-a nesse momento de perseguição.
Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;” João 5:39

“E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações.” 2ª Pedro 1:19


Leia estes dois artigos relacionados a este assunto:

Jerusalém como Capital! O que acontecerá agora?


Por que Jesus mandou olhar a Figueira?



Nenhum comentário:

Postar um comentário