sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Por que Jesus mandou olhar a Figueira?


“E disse-lhes uma parábola: Olhai para a figueira, e para todas as árvores;” Lucas 21:29

Jesus advertiu sobre olhar a figueira. Vamos aprender porque!

Além da oliveira, da videira e do espinheiro, a figueira é uma ilustração de Israel.

A figueira é uma árvore ou arbusto dos países quentes. Algumas espécies atingem a altura de nove metros. É uma árvore abundante na Terra Prometida (Deuteronômio 8:8).

Achei a Israel como uvas no deserto, vi a vossos pais como a fruta temporã da figueira no seu princípio; mas eles foram para Baal-Peor, e se consagraram a essa vergonha, e se tornaram abomináveis como aquilo que amaram.” Oséias 9:10

A figueira sem frutos representava Israel infrutífero (Joel 1.7; Marcos 11.22-14).

Falei aos profetas, e multipliquei a visão; e pelo ministério dos profetas propus símiles.” Oséias 12:10

A Tipologia no contexto Bíblico visa entender e mostrar como o Antigo Testamento apontava como uma sombra, uma figura, para o Novo Testamento, que é a realidade ou a imagem exata. 

Como Agostinho dizia: “O Novo Testamento acha-se no Velho. O Velho Testamento pelo Novo é explicado”.

A tipologia é um tipo especial de simbolismo, que se utiliza também da Prosopopéia ou Personificação, também conhecida como prosopéia ou personificaçãoUsa-se esta figura quando se personificam as coisas inanimadas, atribuindo-lhes os feitos e ações e sentimentos de seres humanos, pessoas.

Exemplo:

Foram uma vez as árvores a ungir para si um rei, e disseram à oliveira: Reina tu sobre nós. Porém a oliveira lhes disse: Deixaria eu a minha gordura, que Deus e os homens em mim prezam, e iria pairar sobre as árvores? Então disseram as árvores à figueira: Vem tu, e reina sobre nós. Porém a figueira lhes disse: Deixaria eu a minha doçura, o meu bom fruto, e iria pairar sobre as árvores?” Juízes 9:8-11

Podemos definir um tipo como um "símbolo profético" porque todos os tipos são representações de algo ainda futuro. Mais especificamente, um tipo nas Escrituras é uma pessoa ou coisa no Antigo Testamento que prenuncia uma pessoa ou coisa no Novo Testamento.

“Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.” Gênesis 3:7

Encontramos aqui a primeira menção de Israel como figueira na Bíblia, ou seja, o Israel da lei, que apenas pode cobrir o pecado.

Adão e Eva haviam pecado e, em consequência, reconheceram que estavam nus. Então eles apanharam folhas de figueira e cobriram sua nudez com essas folhas. Entretanto, assim eles somente puderam cobrir a sua culpa, mas não puderam obter o perdão do seu pecado. Para isso foi necessário um sacrifício de sangue:

“E fez o Senhor Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu.” Gênesis 3:21

Já nas primeiras páginas da Bíblia é revelado profeticamente todo o Plano de Salvação: Lei - Graça.

Chama atenção também num sentido Profético de Mistério e Revelação, o que Cristo sabia sobre Natanael quando este lhe diz: te vi debaixo da figueira:

“Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê. Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo. Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira. Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel. Jesus respondeu, e disse-lhe: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? Coisas maiores do que estas verás.” João 1:45-50

Aprendei, pois, esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão. Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo, às portas.” Mateus 24:32,33

“O que cuida da figueira comerá do seu fruto; e o que atenta para o seu senhor será honrado.” Provérbios 27:18

“Porque tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam.” Hebreus 10:1


Leia dois outros artigos relacionados a este assunto através dos link's:


Tipologia Bíblica (Hermenêutica):


A Justiça Social e a Bíblia - Tipologia de Boaz:


3 comentários:

  1. A paz meu querido.
    Excelente texto sobre a figueira.
    O sr tem algum texto sobre a raiz da nossa fé ou a respeito da igreja primitiva?
    Obrigado Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre a Raiz da nossa fé, é a própria palavra de Deus, o qual está escrito: De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.

      Romanos 10:17

      E quem é a palavra o próprio Jesus Cristo
      Que veio restaurar e Salvar todos, nós que nele crer então a Bíblia é a palavra de Deus, e o próprio Jesus Cristo é a palavra disse-lhe Jesus eu sou o caminho, e a verdade, e a vida ninguém vem ao pai a não ser por mim João 14.6
      Quando Jesus curava Jesus olhava a fé daqueles que acreditava que o Senhor Jesus podia curar.. abraço amigo Jesus te abençoe 🙌

      Excluir