Já lhe ocorreu que a Bíblia fale de políticas públicas, justiça social e temas como estes?
Pretendo com o artigo de hoje, uma reflexão sobre as Cotas, o Desamparado e a Responsabilidade Individual e dos Governos para ajudar, e claro a Hermenêutica.
Observe atentamente os textos bíblicos e a argumentação teológica. Boa Leitura!
Pretendo com o artigo de hoje, uma reflexão sobre as Cotas, o Desamparado e a Responsabilidade Individual e dos Governos para ajudar, e claro a Hermenêutica.
Observe atentamente os textos bíblicos e a argumentação teológica. Boa Leitura!
“E Rute, a moabita,
disse a Noemi: Deixa-me ir ao campo, e apanharei espigas atrás daquele em cujos
olhos eu achar graça. E ela disse: Vai, minha filha... .Então ela caiu sobre o
seu rosto, e se inclinou à terra; e disse-lhe: Por que achei graça em teus
olhos, para que faças caso de mim, sendo eu uma estrangeira? E respondeu Boaz,
e disse-lhe: Bem se me contou quanto fizeste à tua sogra, depois da morte de
teu marido; e deixaste a teu pai e a tua mãe, e a terra onde nasceste, e vieste
para um povo que antes não conheceste. O Senhor retribua o teu feito; e te seja
concedido pleno galardão da parte do Senhor Deus de Israel, sob cujas asas te
vieste abrigar.” Rute 2:2,10-12
Existem diferentes
formas de ver uma mesma história. Existem aqueles que a vêem sob o ponto de
vista dos poderosos. Outros a vêem sob o ponto de vista do povo. Outros lêem
sob um ponto de vista social.
O conceito de Políticas Públicas: Conjuntos de programas, ações e decisões tomadas pelos governos, visam assegurar determinado direito de cidadania para vários grupos da sociedade ou para determinado segmento social, cultural, étnico ou econômico (direitos assegurados na Constituição).
*Uma política pública pode tanto ser parte de uma política de Estado ou uma política de governo. Vale a pena entender essa diferença: uma política de Estado é toda política que independente do governo e do governante deve ser realizada porque é amparada pela constituição. Já uma política de governo pode depender da alternância de poder. Cada governo tem seus projetos, que por sua vez se transformam em políticas públicas.
O conceito de Políticas Públicas: Conjuntos de programas, ações e decisões tomadas pelos governos, visam assegurar determinado direito de cidadania para vários grupos da sociedade ou para determinado segmento social, cultural, étnico ou econômico (direitos assegurados na Constituição).
*Uma política pública pode tanto ser parte de uma política de Estado ou uma política de governo. Vale a pena entender essa diferença: uma política de Estado é toda política que independente do governo e do governante deve ser realizada porque é amparada pela constituição. Já uma política de governo pode depender da alternância de poder. Cada governo tem seus projetos, que por sua vez se transformam em políticas públicas.
No contexto de Rute, os pobres tinham
permissão de apanhar o grão deixado pelos segadores, isso estava na Lei:
“Quando também fizerdes a colheita da vossa
terra, o canto do teu campo não segarás totalmente, nem as espigas caídas
colherás da tua sega. Semelhantemente não rabiscarás a tua vinha, nem colherás
os bagos caídos da tua vinha; deixá-los-ás ao pobre e ao estrangeiro. Eu sou o
Senhor vosso Deus.” Levítico 19:9,10
“E, quando fizerdes a
colheita da vossa terra, não acabarás de segar os cantos do teu campo, nem
colherás as espigas caídas da tua sega; para o pobre e para o estrangeiro as
deixarás. Eu sou o Senhor vosso Deus.” Levítico 23:22
Deus havia estabelecido
a lei de que os pobres, os órfãos, as viúvas e os estrangeiros, ou não
israelitas, tinham o direito de rebuscar os campos. Dessa forma, provisões eram feitas para suprir os menos favorecidos das
necessidades básicas e para ensinar lições de abnegação e compaixão aos de
condições privilegiadas. Além disso, os carentes tinham de trabalhar para obter
o sustento, o que impedia que se tornassem meros recebedores passivos de
doações de caridade. Tal estrutura social contribuía para preservar o respeito
próprio e estimulava a iniciativa e o trabalho.
“Não oprimirás o
diarista pobre e necessitado de teus irmãos, ou de teus estrangeiros, que está
na tua terra e nas tuas portas. No seu dia lhe pagarás a sua diária, e o sol
não se porá sobre isso; porquanto pobre é, e sua vida depende disso; para que
não clame contra ti ao Senhor, e haja em ti pecado.” Deuteronômio 24:14,15
O propósito dessa lei
era alimentar o pobre e prevenir os proprietários de acumulação. A lei servia
como um esquema de benefício social em Israel.
O Livro de Rute, é um
Manual de Sobrevivência em Tempos de Crise. É um dos dois livros da Bíblia em
que uma mulher é a personagem principal – Rute, uma moabita que se casou com um
hebreu, e Ester, uma judia que se casou com um rei não-judeu.
Ele descreve um período
de fome que levou Elimeleque, sua mulher Noemi e sua família a saírem de Belém
e se estabelecerem em Moabe. Uma Jovem moabita, chamada Rute, casou-se com um
dos filhos de Elimeleque e, ao enviuvar-se, recusou-se a permanecer na sua
terra natal, porque a sogra Noemi, também viúva, voltou para casa. Suas palavras: “O teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus” (1.16),
inspiraram gerações de sofredores. Um ato de bondade de um parente, Boaz, é
registrado, propiciando um herdeiro para a família de Elimeleque. Boaz viria a
ser um ancestral do rei Davi e também de Jesus. É significativo o fato de Rute,
embora nascida pagã, fazer parte da linhagem de Cristo.
A Tipologia de Rute.
Podemos acreditar que tudo isto é escrito com um sentido típico, para podermos
achar na narrativa uma semelhança com o nosso Parente-Redentor, o Senhor Jesus
Cristo... que se deu para remir-nos de toda iniqüidade e purificar para si um
povo todo seu, zeloso de boas obras (Tt 2.14).
Boaz como Tipo de
Cristo:
• Como Senhor da seara
(2.2).
• Como provedor de pão
(3.15).
• Como parente redentor
(2.20).
• Como doador de
descanso (3.1).
• Como homem de riqueza
(2.1)
As verdades religiosas
encontradas neste livro estão mais ligadas à vida prática que à teologia
abstrata. Lealdade, amor, bondade, valor das pessoas e necessidade de
compreensão mútua se destacam.
Justiça social:
1- É responsabilidade
individual e não somente de governos (Tg 1.27)
2- Sua fonte é o amor
de Deus, sendo que o cuidado ao desamparado é reconhecido como uma recompensa
vinda do Senhor.
3- Deve atingir o homem
como a uma totalidade, não se limitando às necessidades do corpo, mas cuida
antes de ampliar suas relações com Deus (2.12b)
Analise a Bíblia no seu
todo!
“O estrangeiro não
afligirás, nem o oprimirás; pois estrangeiros fostes na terra do Egito. A
nenhuma viúva nem órfão afligireis.” Êxodo 22:21,22
“Quem, pois, tiver bens
do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como
estará nele o amor de Deus?” 1ª João 3:17
Não podemos deixar de
perceber o grande desafio da desigualdade social em nosso país, e a Bíblia é
nosso manual de práticas e condutas.
As Cotas por exemplo:
“O sistema de cota se
insere numa concepção de Justiça como equidade, que tem o compromisso em
garantir que, metaforicamente, as condições de largada de uma corrida sejam
iguais. Essa relativa igualdade nas condições para a largada na preparação
direta para o mundo do trabalho é uma questão de Justiça social. E o mundo do
trabalho profissional de qualidade tem a Universidade como antessala
necessária.”
Portanto é preciso
cotas para quem estudou a vida toda em escola pública e também como uma
política de reparação para àqueles e àquelas com os quais a nação tem uma dívida.
O Conceito de Equidade
aqui pretendido, revela o uso da imparcialidade para reconhecer o direito de
cada um, usando a equivalência para se tornarem iguais. A equidade adapta a
regra para um determinado caso específico, a fim de deixá-la mais justa.
"O homem pobre que
oprime os pobres é como a chuva impetuosa, que causa a falta de alimento." Provérbios 28:3
“Ao Senhor empresta o
que se compadece do pobre, ele lhe pagará o seu benefício.” Provérbios 19:17
A Bíblia sustenta a
noção de justiça social na qual a preocupação e os cuidados são mostrados a
favor dos pobres e aflitos, como estamos vendo.
“E os apóstolos davam, com grande poder,
testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante
graça. Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que
possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e
o depositavam aos pés dos apóstolos. E repartia-se a cada um, segundo a
necessidade que cada um tinha.” Atos 4:33-35
A graça divina é mais
vasta do que costumamos pensar...
Rodrigo Martins.
Bacharel em Teologia. Professor de Hermenêutica.
A paz do senhor Jesus.
ResponderExcluirSeu artigo é muito esclarecedor seu artigo.
As vezes irmão Rodrigo Martins, ao ler um artigo como esse seu, e depois olhar, para o lado social de nossas instituições confessionais, vimos que estamos em situação muito desconfortável.