Cosmovisão é o conjunto
de crenças fundamentais que direciona a maneira de uma pessoa agir no mundo, em
palavras simples: visão de mundo.
Por que preciso saber
sobre isso?
“As armas com as quais
lutamos não são humanas; pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir
fortalezas. Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o
conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente
a Cristo.” 2ª. Coríntios 10:4,5 (NVI)
Em nossos dias está em
andamento uma movimentação muito intensa, no meio evangélico, para
estabelecimento de escolas evangélicas, que ensinem todas as matérias a partir
da perspectiva cristã da vida. Para isso, há a necessidade de que se ensine e
se dissemine uma cosmovisão cristã.
Esse movimento por
escolas cristãs, tem características interdenominacionais.
“Uma educação cristã
eficaz diz respeito não somente ao que a Bíblia ensina, mas também ao modo como
Deus fez as pessoas. Os educadores cristãos devem entender tanto a Teologia
como as Pessoas, se quiserem um ministério educacional produtivo. Arraigada na
teologia da criação, que ensina que as pessoas têm valor e dignidade, a
educação que é distintamente cristã evidenciará um respeito pelo sexto dia da
criação de Deus e os educadores cristãos tentarão entender como as pessoas
aprendem e o que motiva o modo como elas se comportam. É um incrível desrespeito
assumir que as pessoas são simplesmente vasos vazios que devem ser enchidos com
conhecimento, mesmo se esse conhecimento seja o conteúdo da Escritura.” ... “É
responsabilidade dos educadores cristãos usar Ciências Sociais com sabedoria,
integrando a Psicologia dentro de sua Filosofia de Educação Cristã de modo
correto. Fazer uma abordagem integrativa da educação Cristã é algo necessário,
mas também difícil. É necessário desenvolver um completo entendimento do
ministério, mas é difícil por causa da tendência humana de separar e
compartimentalizar a verdade. Nós devemos chegar a um ponto em que entendemos
que há questões maiores do que ‘É bíblico?’. Nós devemos perguntar também, ‘É
verdade?’” página 81 INTRODUÇÃO À
EDUCAÇÃO CRISTÃ – PERRY G. DOWNS.
No sentido que há verdades
fora da Bíblia, já que a mesma não fala sobre todos os assuntos, mas sim sobre
o plano de redenção.
“A chave para o cristão
é primeiro entender as pressuposições do cientista, e depois, integrá-las de
maneira correta. É responsabilidade dos educadores cristãos usar as Ciências
Sociais com sabedoria, integrando a psicologia dentro da sua filosofia de
educação cristã de modo correto.” página 82 INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO CRISTÃ –
PERRY G. DOWNS.
- A fé cristã deixa de ser uma “questão religiosa” para o domingo, e volta a assumir o seu posto original, e que havia sido resgatado pela reforma do século 16.
- A Bíblia tem muitas coisas a dizer acerca da natureza humana, do mundo, propósito, verdade, moralidade, etc.
Então o tema: religião toma
força novamente? Mas afinal o que é religião?
Parece uma
tarefa fácil definir o que seja a religião, uma vez que se trata de algo tão
conhecido e comum na sociedade, sobretudo quanto se tenta defini-la dentro dos
limites das noções que alguém possui da mesma, com base apenas em sua
experiência de convívio ou de prática no seu meio.
Entretanto, a tentativa se
complica quando se percebe que a maneira na qual um religioso a define diverge,
em muitos pontos, das maneiras nas quais outros a definem, quer seja a
definição do historiador, do sociólogo, do psicólogo, do antropólogo, do
filósofo, do místico, do teólogo, etc.
O desafio se torna ainda maior, para
alguns até impossível, quanto o objetivo de definir leva em conta as religiões
em geral, atuais e do passado, tentando encontrar os elementos essenciais e
comuns a todas.
Pior ainda quando se percebe que a religião não é estática, mas
sim dinâmica, portanto sujeita a muitas transformações, o que faz com que seja
entendida de maneira diferente em cada época e contexto cultural. Daí que a
religião é, portanto, um assunto fácil de ser usado no discurso, porém difícil
de ser definido com precisão e abrangência.
O ser humano é por sua
natureza um ser religioso. Só Deus responde as aspirações profundíssimas do
coração humano, que nunca se sacia plenamente com os alimentos terrestres.
Impulsionado sem cessar pelo Espírito de Deus, jamais seremos de todo
indiferentes aos problemas da religião. Sempre desejamos conhecer o significado
de nossa vida, de nossa atividade e sobretudo de nossa morte.
Está entendendo a
importância de uma cosmovisão? Ela é a lente através da qual a pessoa vê o
mundo.
“Agora, porém, irmãos,
se eu for ter convosco, falando em línguas, de que vos aproveitarei se não vos
falar por meio de revelação, ou de ciência, ou de profecia, ou de instrução?” 1ª.
Coríntios 14:6
Então o termo cosmovisão,
quer dizer o modo pelo qual uma pessoa vê ou interpreta uma realidade.
É a estrutura por meio
da qual a pessoa entende os dados da vida. Uma cosmovisão influencia muito a
maneira em que a pessoa vê Deus, origens, mal, natureza humana, valores e
destino. Francis Schaeffer disse que a comosvisão:”é o filtro através do qual
uma pessoa enxerga o mundo ( Livro: Como Viveremos).
Quando a palavra de
Deus fala com a pessoa de tal forma que Ele (Deus) lhe fala no íntimo, ela diz:
“Deus está neste lugar!” Quando Deus lhe fala, Ele tráz a tona quem nós somos.
Baseado nisso, digo que
estudar cosmovisão faz com que vejamos quem somos:
“Se, portanto, a igreja
inteira se reunir num mesmo lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem
indoutos ou incrédulos, não dirão que estais loucos? Se, porém, todos
profetizarem, e entrar algum incrédulo ou indouto, por todos é convencido, por
todos é julgado. Os segredos do seu coração se tornam manifestos; e assim,
caindo com o rosto em terra, adorará a Deus, declarando que realmente Deus está
entre vós.” 1ª. Coríntios 14:23-25
Não para ser exposto, pelo contrário, pelo fato de Deus lhe falar no íntimo sobre seus segredos através da palavra profética. É quando vem a clássica pergunta: "Quem contou minha vida para o pregador?".
Há sete visões principais
de mundo. Todas as maneiras de pensar o mundo estão baseadas numa delas:
Teísmo: Um Deus
infinito e pessoal existe além do e no universo; Criou todas as coisas e sustenta
tudo de modo sobrenatural - Judaísmo, Islamismo e Cristianismo.
Deísmo: Deus está além
do universo, mas não nele. Defende uma visão naturalista de mundo, assim Deus
não age sobrenaturalmente naquilo que criou - Pensamento de Voltaire, Thomas
Jefferson e Thomas Paine.
Ateísmo: Não existe
nenhum Deus além do ou no universo. Afirma que o universo físico é tudo que
existe. Tudo é matéria auto-suficiente - Pensamento de Karl Marx, Richard Dawkins.
Panteísmo: Deus é o
todo/universo. Não há um criador distinto, criador e criação são a mesma
realidade. O universo é Deus, a matéria é Deus, as pessoas o são. Tudo é Deus -
Algumas formas de hinduísmo, Zen-Budismo e Ciência Cristã.
Panenteísmo: Deus está
no universo, como a mente está no corpo. O universo é o ‘corpo’ de Deus, seu
pólo real e tangível. O outro pólo está além deste plano - Pensamento de Alfred
Whitehead e Charles Hartshorne.
Teísmo finito: Existe
um Deus finito além do e no universo. Deus é limitado em natureza e poder.
Aceitam a criação, mas negam a intervenção - Pensamento de John Stuart Mill,
William James e Peter Bertocci.
Politeísmo: Muitos
deuses existem além do mundo e nele. Tais deuses influenciam a vida das
pessoas. Nega qualquer Deus infinito - Gregos e romanos antigos, mórmons e
neopagãos (wicca).
Cosmovisão Cristã,
refere-se então, ao conjunto das distinções filosóficas e religiosas que caracterizam
o Cristianismo em relação a questões como a natureza da verdade, a existência
do homem, o sentido do universo e da vida, os problemas da sociedade, dentre
outros temas.
P.S. Abordo mais sobre
este assunto na disciplina: Filosofia da Religião.
“Para que não sejamos
mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo
engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.” Efésios 4:14
WALSH, Brian J. MIDDLETON, J. Richard. A Visão transformadora. Ed. Cultura Cristã.
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Heber. O Habitat Humano. O Paraíso Restaurado - Parte 1. Volume 4. Ed. Hagnos.
CAMPOS,
Heber. O Habitat Humano. O Paraíso Restaurado - Parte 2. Volume 4. Ed.
Hagnos
Grande tem sido o desafio de educadores em transmitir uma visão bíblica de mundo nesse contexto atual. Os educadores realmente precisam entender tanto da Teologia quanto de pessoas se quiserem ter um ministério educacional produtivo; dentro dessa perspectiva está a importância da cosmovisão cristã.
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