Apesar de parecer uma
resposta óbvia, não é; e responder a essa pergunta, pode dar novo sentido
àqueles e àquelas que ensinam/educam, seja no Ensino Religioso na Rede; Escola
Dominical, Células, Seminários/Cursos Teológicos.
A partir do conceito de
Educação Cristã e da compreensão de seus aspectos, é possível desenvolver
reflexões e uma metodologia eficaz, no que se refere ao ensino cristão.
Educação Cristã é mais
do que interiorizar doutrinas, é mais do que a fidelidade dos membros a
denominação. É educar para a transmissão da fé e do comportamento social, é
educar para uma maior fidelidade ao Reino de Deus como descrito nas Escrituras.
É também um ato político. Sim, Educação Cristã é um ato político!
A Educação Cristã é uma
área da Teologia Pastoral que está voltada para a reflexão e o exercício
educativo no contexto religioso cristão.
Streck
(1991) oferece um conceito sobre Educação Cristã que tem como intenção trazer uma reflexão
sobre o contexto da América Latina, Brasil e Caribe para a Educação Cristã:
“Para isso, ele faz uma
comparação, numa estória, entre o serviço dos feiticeiros que anestesiam as
pessoas roubando suas dignidades, submetendo-os a viverem como zumbis, escravos
sem vontade. Para ele os feiticeiros estão dentro de nossas escolas, igrejas,
famílias, e muitas vezes atuando de maneira imperceptível. A Educação Cristã
tem como papel resgatar o imaginário popular que é a vida do povo em sua
totalidade, para isso deve superar a distância entre o saber científico e
teológico. A Educação, enquanto ato político, deve ajudar as pessoas a
recuperarem suas vozes, dizendo suas próprias palavras onde vivem em
comunidade.”
- Do ponto de vista da Teologia, pode-se afirmar inicialmente que Jesus Cristo funda a Educação Cristã. Ele é o mito fundante, o objetivo maior e o ápice por excelência de todo o ensino genuinamente cristão.
- A tarefa preliminar do educador cristão é formular uma visão cristã de mundo que terá implicações diretas na educação. O meio para desenvolver essa visão do mundo é a disciplina da filosofia.
- O educador cristão pode olhar para a história e aprender lições preciosas, pois o passado serve como um tutor para o ensino, tanto nos dias atuais, como no futuro.
- Para uma compreensão significativa do processo educativo é necessário fazer referência à cultura e à sociedade. Isso porque a prática da educação cristã pressupõe um contexto cultural.
O ato de ensinar está na vontade de aprender!
Leia também outros artigos relacionados ao assunto nos link em baixo dos títulos:
Cosmovisão Cristã
Arte e Fé Cristã
A Soberania de Deus
Deus uma impossibilidade filosófica?
Fé + Razão (Não seja demasiadamente justo)
Por que Deus? Por que?
Introdução à Filosofia
Igreja Movimento de Contracultura
O Valor do Professor
Professor Dom ou Esforço
Didática
O Bacharel em Teologia
Justiça Social e a Bíblia
espírito, alma e corpo
Tanatologia (teologia da morte)
Hebreus 6 e o Arrependimento
Doutrina do Espírito Santo
Querubim - Estudo de Angelologia
Teologia dos Salmos
Tipologia Bíblica
Bibliografia:
PAZMIÑO,
Robert W. Temas fundamentais da educação cristã. Ed. Cultura Cristã.
RICHARDS,
Lawrence O. Teologia da educação cristã. Ed. Vida Nova.
ANDRADE, Claudionor de. Teologia da
Educação Cristã. Ed. CPAD.
LEBAR,
Lois E. Educação que é Cristã. Ed CPAD.
DOWNS,
Perry G. Introdução à Educação Cristã. Ed. Cultura Cristã.
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Alcione. Educação por Princípios. AECEP.
CARVALHO,
César Moisés. Uma Pedagogia para a Educação Cristã. Ed. CPAD.
CORTELLA,
Mario Sergio. Pensatas pedagógicas: nós e a escola: agonias e alegrias. Ed.
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Rubem. Conversas com Quem Gosta de Ensinar. Ed. Papirus.
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Paulo. Pedagogia da Autonomia. Ed. Record.
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Acacia. Planejamento e Educação no Brasil. Ed. Cortez.
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Danilo R. Rousseau & a Educação. Ed. Autêntica.
STRECK,
Danilo R. Um Diálogo entre a Teologia e a Pegadogia numa Perspectiva.
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Americana. Entre o Feitiço de Anestesiar e a Magia de Despertar. Celadec.
GEORGE,
Sherron K. Igreja Ensinadora: Fundamentos Bíblicos Teológicos e
Pedagógicos
da Educação Cristã. Luz para o Caminho.
http://www.cesumar.br/prppge/pesquisa/epcc2007/anais/marcio_ronaldo_bubna.pdf
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