quarta-feira, 29 de novembro de 2017

O Falso Profeta no Apocalipse


Nesta imagem é possível ter uma noção da descrição feita em Apocalipse 13 - O Dragão que deu seu poder a besta que sobre do mar e tem sete cabeças, logo atrás a besta que sobre da terra e possui dois chifres como de cordeiro e que realiza sinais e faz com que as pessoas adorem a primeira besta apontando para ela, e fazendo uma estátua em seu nome. A besta que sobre da terra é o Falso Profeta.

O que um falso profeta faz?

“Porque assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Não vos enganem os vossos profetas que estão no meio de vós, nem os vossos adivinhos, nem deis ouvidos aos vossos sonhos, que sonhais; Porque eles vos profetizam falsamente em meu nome; não os enviei, diz o Senhor.” Jeremias 29:8,9

“E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.” 2ª Pedro 2:1-3

“Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.” Mateus 24:24

Um falso profeta induz ao erro!

No Antigo Testamento, a Bíblia cita vários falsos profetas, como por exemplo Hananias, que falara mal de Jeremias.

O mais famoso dos falsos profetas do Novo Testamento é o "Falso Profeta" do livro de Apocalipse, cujo nome é repetido por três vezes.

  • Este Falso Profeta será um aliado do Anticristo.

  • A figura do Falso Profeta é um dos maiores mistérios da escatologia.

  • A aparição do falso profeta é prevista por João em Apocalipse 13; 16:13; 19:20 e 20:10


Um dado muito importante que João escreve em Apocalipse é que o falso profeta imitará Nabucodonosor (ver Daniel 2), construindo uma estátua do anticristo e obrigando a todos a adorar esta estátua, conforme Apocalipse 13:14-15:

"E engana os que habitam na terra com sinais que lhe foi permitido que fizesse em presença da besta, dizendo aos que habitam na terra que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia. E foi-lhe concedido que desse espírito à imagem da besta, para que também a imagem da besta falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta."

O falso profeta também será o idealizador e ministrador da marca da besta, conforme Apocalipse 13:16-18:

"E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas, para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome. Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis."

O Texto que relata a aparição do falso profeta se encontra em Apocalipse 13:11-17 e diz assim:

E vi subir da terra outra besta, e tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro; e falava como o dragão. E exerce todo o poder da primeira besta na sua presença, e faz que a terra e os que nela habitam adorem a primeira besta, cuja chaga mortal fora curada. E faz grandes sinais, de maneira que até fogo faz descer do céu à terra, à vista dos homens. E engana os que habitam na terra com sinais que lhe foi permitido que fizesse em presença da besta, dizendo aos que habitam na terra que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia. E foi-lhe concedido que desse espírito à imagem da besta, para que também a imagem da besta falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta. E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas, Para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome.”

  • A Besta que sobe do Mar é o Anticristo.


Anticristo = Líder Político e Econômico entendido em magia.

  • A Besta que sobe da terra é o Falso Profeta.


Falso Profeta = Líder Religioso. (com influência na economia e política também).

O Falso Profeta tem chifres como cordeiro, ou seja, parece cristão, mais fala como Dragão, seu coração é satânico.

Provavelmente no inicio da Grande Tribulação ou até um pouco antes, o líder religioso (falso profeta) viajará até Jerusalém para anunciar que, daquele momento em diante, todas as religiões do mundo estão unificadas, e que ele é o líder principal.

O Anticristo enganará as pessoas que não reconhecem Jesus Cristo como seu Salvador. Essa enganação será principalmente espiritual e levará os homens a adorarem o Anticristo. A adoração é a chave.

O mundo está prestes a ser poderosamente enganado da forma como Jesus predisse em Mateus 24:4, 11 e 24, e da maneira como diz a profecia de Paulo em 2ª Tessalonicenses 2:9-12 deixa isso claro

Apocalipse 16:13

“E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta vi sair três espíritos imundos, semelhantes a rãs.”

Apocalipse 19:20

“E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.”

Apocalipse 20:10

“E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.”

O termo "apostasia" está ligado à grande Babilônia. Essa é uma expressão inserida no Apocalipse, para identificar o sistema religioso prostituído que, num primeiro momento, dará sustentação e legitimação ao anticristo e posteriormente será destruído pela própria besta (Apocalipse 17:1-16). Babilônia foi o centro a partir do qual, desde eras remotas, o misticismo e paganismo desenvolveram-se e expandiram-se, influenciando assim muitos povos e culturas. De acordo com os relatos de Gênesis, Ninrode foi o fundador da civilização babilônica. o próprio termo "Babilônia" é oriundo de "Babel", onde podemos identificar a primeira tentativa pós-diluviana de reunir toda a população em torno de um ideal religioso e de uma cidade (Gênesis 9:1).

É neste capítulo sobre Babilônia que está algumas das principais menções a Lei da Dupla Referência na profecia:

“Aqui o sentido, que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada. E são também sete reis; cinco já caíram, e um existe; outro ainda não é vindo; e, quando vier, convém que dure um pouco de tempo.” Apocalipse 17:9,10

“E os dez chifres que viste são dez reis, que ainda não receberam o reino, mas receberão poder como reis por uma hora, juntamente com a besta.” Apocalipse 17:12

"E disse-me: As águas que viste, onde se assenta a prostituta, são povos, e multidões, e nações, e línguas.” Apocalipse 17:15

Há uma estreita relação entre a atuação do Falso Profeta e a presença da Grande Babilônia, descrita em Apocalipse 17 e 18. Como já vimos, o falso profeta possuirá dois chifres. Na revelação apocalíptica, chifre está relacionado com poderio ou influencia. o falso profeta exercerá, portanto, uma dupla influência no mundo. Uma espiritual, como líder religioso do novo culto mundial, e a outra política, através de suas decisões.

O Anticristo aparecerá afirmando ser Jesus Cristo. Ele terá o apoio de dez líderes políticos do recém-criado Governo Global das Dez Nações e do Falso Profeta. O Falso Profeta será uma figura proeminente, pois é quem realiza a maioria dos milagres destinados a enganar a população do mundo e levá-la a adorar o Anticristo. É o Falso Profeta que faz a população mundial aceitar a marca da Besta na fronte ou na mão direita, sem o que ninguém poderá comprar ou vender. O Falso Profeta será alguém que estará ocupando uma posição muito importante.

No entanto, o Anticristo e os líderes das Dez Nações detestarão o Falso Profeta e seu sistema religioso. Esse ódio será tão grande que, na primeira oportunidade possível, eles destruirão o sistema Religioso Falso, que Jesus chama de "Grande Meretriz".

Vemos essa profecia em Apocalipse 17:16: "E os dez chifres que viste na besta são os que odiarão a prostituta, e a colocarão desolada e nua, e comerão a sua carne, e a queimarão no fogo."

Com isto, Satanás tenta imitar ao Deus Trino ao máximo, produzindo uma espécie de “trindade satânica”, composta por:

  1. Satanás, no papel de “antipai”
  2. Anticristo, no papel de “antifilho”
  3. Falso Profeta, no papel de “antiespirito”.


Porém, o destino final destes três será o lago de fogo e enxofre, conforme Apocalipse 20:10:

“E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.”

Próximo Artigo:


“A Marca”


Nenhum comentário:

Postar um comentário