domingo, 12 de novembro de 2017

Cosmovisão cristã, você sabe o que é?


Cosmovisão é o conjunto de crenças fundamentais que direciona a maneira de uma pessoa agir no mundo, em palavras simples: visão de mundo.

Por que preciso saber sobre isso?

“As armas com as quais lutamos não são humanas; pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas. Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.” 2ª. Coríntios 10:4,5 (NVI)

Em nossos dias está em andamento uma movimentação muito intensa, no meio evangélico, para estabelecimento de escolas evangélicas, que ensinem todas as matérias a partir da perspectiva cristã da vida. Para isso, há a necessidade de que se ensine e se dissemine uma cosmovisão cristã.

Esse movimento por escolas cristãs, tem características interdenominacionais.

Uma educação cristã eficaz diz respeito não somente ao que a Bíblia ensina, mas também ao modo como Deus fez as pessoas. Os educadores cristãos devem entender tanto a Teologia como as Pessoas, se quiserem um ministério educacional produtivo. Arraigada na teologia da criação, que ensina que as pessoas têm valor e dignidade, a educação que é distintamente cristã evidenciará um respeito pelo sexto dia da criação de Deus e os educadores cristãos tentarão entender como as pessoas aprendem e o que motiva o modo como elas se comportam. É um incrível desrespeito assumir que as pessoas são simplesmente vasos vazios que devem ser enchidos com conhecimento, mesmo se esse conhecimento seja o conteúdo da Escritura.” ... “É responsabilidade dos educadores cristãos usar Ciências Sociais com sabedoria, integrando a Psicologia dentro de sua Filosofia de Educação Cristã de modo correto. Fazer uma abordagem integrativa da educação Cristã é algo necessário, mas também difícil. É necessário desenvolver um completo entendimento do ministério, mas é difícil por causa da tendência humana de separar e compartimentalizar a verdade. Nós devemos chegar a um ponto em que entendemos que há questões maiores do que ‘É bíblico?’. Nós devemos perguntar também, ‘É verdade?’”  página 81 INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO CRISTÃ – PERRY G. DOWNS.

No sentido que há verdades fora da Bíblia, já que a mesma não fala sobre todos os assuntos, mas sim sobre o plano de redenção.

A chave para o cristão é primeiro entender as pressuposições do cientista, e depois, integrá-las de maneira correta. É responsabilidade dos educadores cristãos usar as Ciências Sociais com sabedoria, integrando a psicologia dentro da sua filosofia de educação cristã de modo correto.página 82 INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO CRISTÃ – PERRY G. DOWNS.
  • A fé cristã deixa de ser uma “questão religiosa” para o domingo, e volta a assumir o seu posto original, e que havia sido resgatado pela reforma do século 16.

  • A Bíblia tem muitas coisas a dizer acerca da natureza humana, do mundo, propósito, verdade, moralidade, etc.

Então o tema: religião toma força novamente? Mas afinal o que é religião?

Parece uma tarefa fácil definir o que seja a religião, uma vez que se trata de algo tão conhecido e comum na sociedade, sobretudo quanto se tenta defini-la dentro dos limites das noções que alguém possui da mesma, com base apenas em sua experiência de convívio ou de prática no seu meio. 

Entretanto, a tentativa se complica quando se percebe que a maneira na qual um religioso a define diverge, em muitos pontos, das maneiras nas quais outros a definem, quer seja a definição do historiador, do sociólogo, do psicólogo, do antropólogo, do filósofo, do místico, do teólogo, etc. 

O desafio se torna ainda maior, para alguns até impossível, quanto o objetivo de definir leva em conta as religiões em geral, atuais e do passado, tentando encontrar os elementos essenciais e comuns a todas. 

Pior ainda quando se percebe que a religião não é estática, mas sim dinâmica, portanto sujeita a muitas transformações, o que faz com que seja entendida de maneira diferente em cada época e contexto cultural. Daí que a religião é, portanto, um assunto fácil de ser usado no discurso, porém difícil de ser definido com precisão e abrangência.

O ser humano é por sua natureza um ser religioso. Só Deus responde as aspirações profundíssimas do coração humano, que nunca se sacia plenamente com os alimentos terrestres. Impulsionado sem cessar pelo Espírito de Deus, jamais seremos de todo indiferentes aos problemas da religião. Sempre desejamos conhecer o significado de nossa vida, de nossa atividade e sobretudo de nossa morte.

Está entendendo a importância de uma cosmovisão? Ela é a lente através da qual a pessoa vê o mundo.

“Agora, porém, irmãos, se eu for ter convosco, falando em línguas, de que vos aproveitarei se não vos falar por meio de revelação, ou de ciência, ou de profecia, ou de instrução?” 1ª. Coríntios 14:6

Então o termo cosmovisão, quer dizer o modo pelo qual uma pessoa vê ou interpreta uma realidade.

É a estrutura por meio da qual a pessoa entende os dados da vida. Uma cosmovisão influencia muito a maneira em que a pessoa vê Deus, origens, mal, natureza humana, valores e destino. Francis Schaeffer disse que a comosvisão:”é o filtro através do qual uma pessoa enxerga o mundo ( Livro: Como Viveremos).

Quando a palavra de Deus fala com a pessoa de tal forma que Ele (Deus) lhe fala no íntimo, ela diz: “Deus está neste lugar!” Quando Deus lhe fala, Ele tráz a tona quem nós somos.

Baseado nisso, digo que estudar cosmovisão faz com que vejamos quem somos:

“Se, portanto, a igreja inteira se reunir num mesmo lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou incrédulos, não dirão que estais loucos? Se, porém, todos profetizarem, e entrar algum incrédulo ou indouto, por todos é convencido, por todos é julgado. Os segredos do seu coração se tornam manifestos; e assim, caindo com o rosto em terra, adorará a Deus, declarando que realmente Deus está entre vós.” 1ª. Coríntios 14:23-25

Não para ser exposto, pelo contrário, pelo fato de Deus lhe falar no íntimo sobre seus segredos através da palavra profética. É quando vem a clássica pergunta: "Quem contou minha vida para o pregador?".

Há sete visões principais de mundo. Todas as maneiras de pensar o mundo estão baseadas numa delas:

Teísmo: Um Deus infinito e pessoal existe além do e no universo; Criou todas as coisas e sustenta tudo de modo sobrenatural - Judaísmo, Islamismo e Cristianismo.

Deísmo: Deus está além do universo, mas não nele. Defende uma visão naturalista de mundo, assim Deus não age sobrenaturalmente naquilo que criou - Pensamento de Voltaire, Thomas Jefferson e Thomas Paine.

Ateísmo: Não existe nenhum Deus além do ou no universo. Afirma que o universo físico é tudo que existe. Tudo é matéria auto-suficiente - Pensamento de Karl Marx, Richard Dawkins.

Panteísmo: Deus é o todo/universo. Não há um criador distinto, criador e criação são a mesma realidade. O universo é Deus, a matéria é Deus, as pessoas o são. Tudo é Deus - Algumas formas de hinduísmo, Zen-Budismo e Ciência Cristã.

Panenteísmo: Deus está no universo, como a mente está no corpo. O universo é o ‘corpo’ de Deus, seu pólo real e tangível. O outro pólo está além deste plano - Pensamento de Alfred Whitehead e Charles Hartshorne.

Teísmo finito: Existe um Deus finito além do e no universo. Deus é limitado em natureza e poder. Aceitam a criação, mas negam a intervenção - Pensamento de John Stuart Mill, William James e Peter Bertocci.

Politeísmo: Muitos deuses existem além do mundo e nele. Tais deuses influenciam a vida das pessoas. Nega qualquer Deus infinito - Gregos e romanos antigos, mórmons e neopagãos (wicca).

Cosmovisão Cristã, refere-se então, ao conjunto das distinções filosóficas e religiosas que caracterizam o Cristianismo em relação a questões como a natureza da verdade, a existência do homem, o sentido do universo e da vida, os problemas da sociedade, dentre outros temas.

P.S. Abordo mais sobre este assunto na disciplina: Filosofia da Religião.

“Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.” Efésios 4:14

WALSH, Brian J. MIDDLETON, J. Richard. A Visão transformadora. Ed. Cultura Cristã.
SIRE, James W. O Universo ao Lado. Ed Hagnos
MACARTHUR, John Jr. Princípios para uma Cosmovisão Bíblica. Ed. Cultura Cristã.
SHAEFFER, Francis A. Como Viveremos? Ed Cultura Cristã.
DOWNS, Perry G. Introdução à Educação Cristã. Ed. Cultura Cristã.
SOUZA, Alcione. Educação por Princípios. AECEP.
CARVALHO, César Moisés. Uma Pedagogia para a Educação Cristã. Ed CPAD.
CARVALHO, César Moisés. Pentecostalismo e Pós-modernidade. Ed. CPAD
GRENZ, Stanley J. Pós-modernismo. Ed. Vida Nova.
BAUMAN, Zygmunt. O Mal-Estar Da Pós-Modernidade. Ed. Zahar.
ROGERS, Carl Ransom. Um Jeito de Ser. Ed. E.P.U.
ROGERS, Carl Ransom. Liberdade para aprender. Ed. Interlivros.
PIAGET, Jean. Seis Estudos de Psicologia. Forense-Universitária.
BOTELHO, Octavio da Cunha. Afinal, o que é religião? Ed. Clube de Autores.
GEISLER, Norman. TUREK, Frank. Não Tenho Fé Suficiente para Ser Ateu. Ed. Vida.
SPROUL, R. C. Salvo de quê? Ed. Vida.
LOURENÇO, Adauto. Gênesis 1 & 2. A Mão de Deus na Criação. Ed. Fiel
WALTON, John. O Mundo Perdido de Adão e Eva. Ed Ultimato.
CAMPOS, Heber. Tomando Decisões. Segundo a Vontade de Deus. Ed. Fiel.
CAMPOS, Heber. O Habitat Humano. O Paraíso Criado - Volume 1. Ed. Hagnos.
CAMPOS, Heber. O Habitat Humano. O Paraíso Perdido -Volume 2. Ed. Hagnos.
CAMPOS, Heber. O Habitat Humano. O Paraíso Restaurado - Parte 1. Volume 4. Ed. Hagnos.
CAMPOS, Heber. O Habitat Humano. O Paraíso Restaurado - Parte 2. Volume 4. Ed. Hagnos

Um comentário:

  1. Grande tem sido o desafio de educadores em transmitir uma visão bíblica de mundo nesse contexto atual. Os educadores realmente precisam entender tanto da Teologia quanto de pessoas se quiserem ter um ministério educacional produtivo; dentro dessa perspectiva está a importância da cosmovisão cristã.

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