A Teologia juntamente com Filosofia, Sociologia e
Antropologia fazem parte das chamadas Ciências Humanas, e a Teologia possui
pelo menos 21 áreas de pesquisa que conheceremos hoje na disciplina de
Introdução à Teologia.
Ao final dessa disciplina é esperado
que o aluno possa: conceituar teologia; diferenciar as teologias umas das
outras; conhecer os objetivos e a história da teologia.
Sabedores dos diferentes níveis da
teologia, o estudante-teólogo, deverá se colocar à disposição da comunidade
cristã.
O termo teologia foi criado pelo
grego Ferécides. O termo é extraído de dois vocábulos gregos a saber: Theos:
Significa Deus e Logia: Significa tratado ou Estudo sobre Deus.
Definição Técnica: Teologia é a
ciência de Deus e das coisas divinas baseada na revelação feita ao homem por
meio de Jesus Cristo e sistematizada em seus vários aspectos no âmbito da
igreja cristã. A teologia como ciência tem como principal objeto de estudo a
revelação de Deus e a maneira como se relaciona coma humanidade.
Uma importante parte da tarefa de um
Professor(a) da disciplina de Introdução à Teologia, é familiarizá-los com a gramática das nossas conversas teológicas. Somos
chamados a apresentá-los não apenas às questões com as quais teólogos têm
dificuldade, mas à linguagem que eles usam quando batalham para entender essas
questões.
Muitas vezes, as variadas
disciplinas teológicas e suas respectivas sub-disciplinas associam-se e
englobam-se umas às outras, podendo frequentemente um tema ou até uma área específica
de estudo e reflexão ser tratado em conjunto, sob aspectos diferentes, por
várias disciplinas. Por esta razão, existe entre elas um intercâmbio.
1) Teologia Sistemática:
Quatro coisas que todos precisam saber sobre teologia Sistemática:
1.1 Na Teologia
Sistemática a Bíblia é vista por inteiro
O estudo da Teologia Sistemática
abrange tudo sobre a Bíblia de forma ordenada, como um conjunto. O objetivo é
promover a unidade do ensino das Escrituras, dando aos alunos uma visão
completa acerca da Bíblia. Em outras palavras, a Teologia Sistemática não
foca em um único autor bíblico, como Davi ou Paulo, por exemplo, ou um único
tema bíblico, mas sim em todo o conselho de Deus.
1.2 A
Teologia Sistemática inclui e relaciona todas as Doutrinas Bíblicas
Por priorizar o estudo bíblico
por completo, a Teologia Sistemática não permite que um tema, ou doutrina, das
Escrituras seja excluído do campo de estudo. É comum alguns grupos de pessoas
se interessarem por uma doutrina específica, mas o trabalho da Teologia
Sistemática é considerar todos os conceitos para estudar a Bíblia de maneira
organizada.
1.3 O contexto histórico é
relevante para o estudo
Além de abranger todas as
Escrituras, a Teologia Sistemática também pode envolver contextos históricos da
Bíblia e acontecimentos da Igreja para aumentar sua fidelidade no modo de
interpretação.
1.4 Pensamentos
ordenados
A Teologia
Sistemática auxilia o aluno a estudar doutrinas bíblicas de modo ordenado,
criando uma estrutura verdadeira para pensar e abranger toda a pesquisa
necessária para compreender as Escrituras.
A palavra “sistemática” se refere a
algo que colocamos em um sistema. Teologia sistemática é, a divisão da
Teologia em sistemas que explicam suas várias áreas. Por exemplo, muitos livros
da Bíblia dão informações sobre os anjos. Nenhum livro sozinho dá todas as
informações sobre os anjos. A Teologia Sistemática coleta todas as informações
sobre os anjos de todos os livros da Bíblia e as organiza em um sistema: Angelologia.
Isto é a Teologia Sistemática: a organização de ensinamentos da Bíblia em
sistemas de categorias.
É o estudo das coisas de Deus de uma
maneira sistemática e ordenada, onde não apenas consideramos o que esse e
aquele texto dizem, mas onde consideramos tudo o que a Palavra diz sobre a
revelação. Depois, a teologia sistemática prossegue para considerar:
Exemplo: Bibliologia é o estudo da
Bíblia. Cristologia é o estudo de Deus o Filho, o Senhor Jesus
Cristo. Pneumatologia ou Paracletologia é o estudo de Deus o
Espírito Santo.Soteriologia é o estudo da salvação. Eclesiologia é
o estudo da igreja. Escatologia é o estudo do fim dos
tempos. Angelologia é o estudo dos anjos. Demonologia
Cristã é o estudo dos demônios sob uma perspectiva cristã. Antropologia
Cristã é o estudo da humanidade. Hamartiologia é o
estudo do pecado.
·
Pressupostos da Teologia Sistemática:
1. Deus existe.
2. Deus revelou coisas a respeito de
Si mesmo e do nosso relacionamento com Ele através da Bíblia.
2) Teologia Própria:
Teologia Própria é o estudo de Deus o
Pai, também chamada de Teontologia e Paterologia, é o locus (área de estudo) da teologia
sistemática que trata do estudo de Deus e, especificamente, de Deus Pai. Suas
áreas clássicas de investigação são a questão da existência de Deus, os
atributos divinos, a Santíssima Trindade, criação, providência e
teodiceia (estudo da justiça de Deus).
Esta Teologia também chamada de
Paterologia, que significa o estudo do Pai é a área da Teologia Sistemática
Cristã que investiga o que as Bíblias ensinam em relação a Deus o Pai, a
primeira Pessoa da Divindade Triuna.
A teologia própria inclui uma definição
bíblica de Deus, ao mesmo tempo que fornece informações para mostrar algumas
das muitas visões contrastantes de Deus que existem (muitas vezes chamadas de
visões de mundo).
Estes incluem uma grande
variedade de ideologias, que vão do ateísmo (crença em nenhum deus), ao
agnosticismo (incerteza da existência de Deus), a outras religiões que retratam
Deus definido de forma diferente, seja como um deus único (como no Islã ou
Judaísmo) deuses múltiplos (como nas religiões orientais), ou panteísmo (tudo é
Deus).
Os livros da Bíblia são a
principal fonte de Teologia Própria em Teologia Sistemática.
No entanto, a informação da
Revelação Geral (o mundo natural) também é frequentemente discutida, pois
revela informações significativas sobre o envolvimento íntimo de Deus no design
do universo, da vida animal e da vida humana ( Salmo 19 ).
Revelação especial inclui a
Bíblia, além de outras maneiras únicas que Deus comunicou (como na forma de uma
nuvem para Moisés, visões, sonhos, milagres).
Além disso, a importância da Revelação
Progressiva é muitas vezes enfatizada, como a Bíblia revela cronologicamente
mais informações sobre quem Deus é ao longo do tempo como parte de Seu plano
soberano perfeito.
De grande importância dentro da
teologia adequada é uma compreensão do trinitarianismo (estudo da Trindade).
Enquanto outras áreas da Teologia
Sistemática se concentram em Jesus Cristo e no Espírito Santo, a Teologia própria
é geralmente a área em que o trinitarianismo está incluído.
Como Deus é um e existe em três Pessoas, é importante para aqueles que estudam Deus de uma perspectiva bíblica
para entender como o conceito da Trindade se relaciona com a compreensão de
Deus em geral.
“Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus
é o único Senhor.” Deuteronômio 6:4
“Porque três são os que
testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um.” 1ª
João 5:7
“No princípio era o Verbo, e o
Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” João 1:1
“Chegai-vos a mim, ouvi isto: Não
falei em segredo desde o princípio; desde o tempo em que aquilo se fez eu
estava ali, e agora o Senhor DEUS me enviou a mim, e o seu Espírito.” Isaías
48:16
“O espírito do Senhor DEUS está
sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos;
enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos
cativos, e a abertura de prisão aos presos;” Isaías 61:1
“O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa
imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder,
havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à
destra da majestade nas alturas;” Hebreus 1:3
“Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da
divindade;” Colossenses 2:9
Ao discutir os atributos de Deus,
a Teologia geralmente usa uma divisão entre os atributos que são transmissíveis
(capazes de serem compartilhados) e aqueles que não são transmissíveis (aqueles
únicos apenas para Deus).
Exemplos de atributos
transmissíveis incluem a bondade, o amor e a compaixão de Deus. Exemplos de
atributos não transmissíveis incluem a perfeição e a soberania de Deus.
Aqueles que procuram crescer em
seu relacionamento com Deus, ou que estão investigando os ensinamentos do
cristianismo, desejam aprender mais sobre quem é Deus.
A teologia própria é a área da
teologia que fornece grande parte dessa informação, especificamente no que se
refere a Deus, o Pai.
3) Teologia Bíblica:
Antes de qualquer coisa, vamos
esclarecer: Teologia Bíblica com “T” maiúsculo e “B” maiúsculo não é um termo
para designar que uma teologia é biblicamente correta ou embasada na Bíblia.
Tipo: “Ah! A teologia do fulano é bíblica, mas a do beltrano, não. É
herética!”. Não é isso.
A teologia bíblica é o estudo das
doutrinas da Bíblia, organizado de acordo com sua cronologia e fundo histórico.
Em contraste com a teologia sistemática, que classifica a doutrina de acordo
com tópicos específicos, a teologia bíblica mostra o desenrolar da revelação de
Deus à medida que progredia através da história. A teologia bíblica pode
procurar isolar e expressar os ensinamentos teológicos de uma porção específica
da Escritura, tal como a teologia do Pentateuco (os cinco primeiros livros do
Antigo Testamento) ou a teologia contida nos escritos de João, etc. Ou pode se
concentrar em um determinado período de tempo, como a teologia dos anos do
reino unificado. Um outro ramo da teologia bíblica pode estudar um assunto ou
tema específico na Bíblia: um estudo sobre "o remanescente", por
exemplo, pode pesquisar como esse tema é introduzido e desenvolvido ao longo da
Escritura.
Se você abrir qualquer livro de
Teologia Sistemática, encontrará um resumo das doutrinas cristãs. A partir de
um número de temas doutrinários, o teólogo estrutura o seu livro. Os capítulos
recebem os nomes destes temas, como salvação, doutrina da Igreja,
pneumatologia, e outros. Parte-se dos temas para a discussão teológica, numa
sistematização do pensamento cristão.
Já num livro de Teologia Bíblica,
parte-se para o texto bíblico e o teólogo deve deixar que os temas surjam a
partir da leitura do texto. Uma Teologia Bíblica do Antigo Testamento, por
exemplo, tem a preocupação em descobrir quais são os temas teológicos nos quais
os autores do AT estavam interessados. Temos, então, questões do tipo:
Quais são as preocupações teológicas
de Isaías?
Que ideias aparecem com frequência no
Pentateuco?
Qual a situação dos leitores de
Habacuque?
Por que Crônicas e Reis narram os
mesmos eventos de formas diferentes?
É possível que os textos diversos da
Bíblia formem um “todo” coerente?
Essa última pergunta é a mais
importante e é o motivo que faz a Teologia Bíblica fundamental.
Se a resposta para essa pergunta for
afirmativa, então o papel do teólogo bíblico é fazer com que as pessoas
entendam a “grande mensagem” da Narrativa Bíblica. No mínimo, a Teologia
Bíblica ajudará na compreensão das grandes mensagens contidas ao longo do
relato da Escritura.
Produzir Teologia Bíblica, é buscar
encontrar coerência ao longo da Narrativa Bíblica, e nesta
atividade entendemos melhor a Bíblia e, como consequência inevitável,
conhecemos melhor a natureza do Deus vivo que transforma as páginas e letras em
sentido e propósito.
Portanto Teologia Bíblica é estudar
um certo livro ou livros da Bíblia e enfatizar os diferentes aspectos da
Teologia que ele focaliza. Por exemplo, o Evangelho de João é muito
Cristológico, pois focaliza muito na divindade de Cristo (João 1:1,14; 8:58;
10:30; 20:28). Estamos dizendo de uma disciplina que lida de modo sistemático
com o progresso historicamente condicionado da autorevelação de Deus na Bíblia.
Traça o progresso da verdade através dos diversos livros da Bíblia e descreve a
maneira de cada escritor em apresentar as doutrinas mais importantes, está
dividida em duas partes:
·
Teologia do Antigo Testamento.
·
Teologia do Novo Testamento.
Teologia do Antigo Testamento é a
disciplina da Teologia Bíblica que estuda a pessoa, atributos, revelação de
Deus, e sua aliança com o povo eleito considerando a progressividade da
revelação, os escritos e estilos literários do cânon judaico do Antigo
Testamento. Teologia do Antigo Testamento será “o estudo de Deus e de sua
revelação ao homem no Antigo Testamento”.
Teologia do Novo Testamento é o ramo das
disciplinas cristãs que seguem determinados temas através de todos os autores
do NT, e que depois funde esses quadros individuais num só conjunto abrangente.
Estuda, portanto, a revelação progressiva de Deus em termos da situação
vivencial na ocasião da escrita.
Importante: A
disciplina Introdução ao Antigo Testamento, difere-se
do estudo denominado de Teologia do Antigo Testamento. Enquanto o primeiro se
ocupa dos aspectos pertinentes ao cânon, texto, data, autoria, composição,
estrutura e comentário descritivo dos livros, sem deter-se em sua teologia
específica. O segundo trata da teologia bíblica nos livros
veterotestamentários.
4) Teologia Exegética:
Exegética vem da palavra grega que
significa extrair. Esta teologia procura descobrir o verdadeiro significado das
Escrituras.
5) Teologia Histórica:
É o estudo das doutrinas e como elas
se desenvolveram através dos séculos da igreja cristã.
6) Teologia Dogmática:
É o estudo das verdades centrais da
fé como se nos apresentam nos credos da igreja, é um estudo das doutrinas de
certos grupos cristãos que possuem doutrinas sistematizadas,Os Dogmas da fé
Cristã.
7) Teologia Contemporânea*:
A Teologia Contemporânea é
considerada a teologia do século XX, tenso sido iniciada em 1919, pelo pastor
Karl Barth. O séc. XX foi marcado pela pluralidade de teologias e de reflexões
sobre o homem, o mundo e sobre Deus. A Teologia Contemporânea foi originada
diretamente da teologia Especulativa, tem tomado várias direções,
principalmente após a Reforma Protestante. O mais importante a se entender
sobre a Teologia Contemporânea é que esse novo conjunto de pressupostos
religiosos modificou o pensamento do homem moderno.
8) Teologia Católica:
Estuda a moral, o dogma, a bíblia e
recebe fortes influências patrísticas.
9) Teologia Protestante:
Reinterpreta as Escrituras, tendo seu
principal tema na unicidade de Cristo e das Escrituras.
10) Teologia Natural:
Busca conhecer Deus na razão humana. A Teologia Natural é o ramo da
filosofia que investiga o que a razão humana sem a ajuda da revelação pode nos
dizer a respeito de Deus. É aqui entendida como uma tentativa de determinar as
características de Deus sem recorrer à revelação divina (escritura ou
experiência mística) ou à qualquer ideia que não seja “natural”. Neste caso,
não se trata de olhar para a beleza da natureza ou evidências de design, mas
sim de através da razão humana apenas, do pensamento e de nada que não seja
“natural”, se chegar a Deus.
É uma demonstração ou afirmação
da existência de Deus baseada na regularidade e complexidade do mundo natural.
É o resultado intelectual da
tendência natural da mente humana para desejar ou ser inclinado em direção a
Deus.
Deve ser entendida principalmente
como uma “teologia da natureza” – ou seja, como uma compreensão especificamente
cristã do mundo natural, refletindo os pressupostos fundamentais da fé cristã,
o que deve ser contrastado com os relatos seculares ou naturalistas da
natureza. O movimento aqui é oposto ao da segunda abordagem: parte-se da fé
cristã, da tradição de fé de um grupo, em direção à natureza. Em outras
palavras, é como se apresenta o mundo natural a nós quando o olhamos de uma
perspectiva cristã. A filosofia da ciência será a primeira a dizer que na
verdade, qualquer observação do mundo natural não é uma mera observação neutra,
mas está imersa em um pressuposto teórico, uma “lente” com a qual observamos.
Observar é na realidade interpretar, e a Teologia Natural faz isso de uma
perspectiva cristã.
11) Teologia Especulativa:
Conhecer Deus através do 'conhecimento
filosófico do homem'.
A teologia especulativa (e a dogmática)
que se identifica (m) com a chamada teologia escolástica, se esforça por
compreender o máximo possível, as verdades reveladas, mediante o raciocínio
humano, nesse ponto tempo a teologia Positiva visa determinar o que foi
verdadeiramente revelado e, a ordem temporal de revelação e a especulativa que busca
explorar a intimidade e a profundeza do dogma de fé, não se preocupando de
saber o que foi dito por Deus, mas de entender, quanto possível, o que disse
Deus. Após haver entendido e deduzido, tenta sistematizar. Numa síntese
suprema, ordena e hierarquiza os diversos elementos da doutrina cristã. (O mais
célebre e acabado desses sistemas foi elaborado por Santo Tomás de Aquino).
- A teologia positiva, visa
determinar o que foi verdadeiramente revelado e qual a sua ordem de aparição no
tempo.
- A teologia especulativa, deseja
explorar, na medida em que são acessíveis, o que há demais intimo, de mais
secreto no dogma.
12) Teologia do Pacto:
Teologia do Pacto é baseada na teoria
de que Deus tem apenas um pacto com os homens (aliança / pacto da graça) e apenas
um povo, representados pelos santos do Velho e do Novo Testamento – um povo,
uma igreja e um plano para todos. Essas crenças exigem que aqueles que defendem
a Teologia do Pacto interpretem profecias de uma forma não literal.
13) Teologia Dispensacionalista:
O dispensacionalismo, é um sistema de
teologia com duas características principais: (1) uma interpretação literal das
Escrituras, principalmente profecia bíblica, e (2) uma distinção entre Israel e
a Igreja no programa de Deus.
14) Teologia Fundamental:
A Teologia Fundamental é, no conjunto
da teologia, o âmbito mais mobilizador de questionamentos sobre sua identidade,
seu objeto, seu método. Ela deita suas raízes nos tempos do Novo Testamento.
Não é sem razão que 1Pd 3,15 é considerado sua Carta Magna. O anúncio da fé
cristã nasce juntamente com a necessidade e o desafio de defendê-la e
justificá-la perante aqueles que dela pedem conta. A nova configuração da
Teologia Fundamental no entanto ampliou seu elenco temático, processando um
verdadeiro deslocamento ou ampliação dos horizontes e fronteiras, o que a
transformou, por assim dizer, no abrigo de todos os temas de atualidade ou a
disciplina que tratará de todos os fundamentos da teologia e do cristianismo na
interface com todas as dimensões ou aspectos da existência humana. Nela são
tratados de forma apologética, temas como:
·
A Fé
·
Igreja e sociedade
·
Fé e Razão
·
Fé e Política
·
Fé e Cultura
15) Teologia Prática e Pastoral:
A teologia prática e pastoral
ocupa-se com a reflexão teológica e análise sobre a ação da Igreja,
compreendendo a prática das comunidades eclesiais e das pessoas que professam a
fé cristã, a serviço da missão evangelizadora da Igreja. Contempla tanto as
práticas que afetam a vida interna da Igreja quanto a presença da Igreja no
mundo. Por ação pastoral entende-se a totalidade da ação da Igreja e dos
cristãos, a partir da prática de Jesus, para instaurar o Reino de Deus:
·
Os leigos na missão da Igreja
·
Evangelização
·
iniciação cristã
·
Pastoral/Pastoreio
·
Fé e Justiça
16) Teologia Pública:
A teologia pública busca ser uma
contribuição de comunidades religiosas nas sociedades democráticas plurais e da
teologia acadêmica que sobre elas reflete, crítica e autocriticamente, para o
debate público. A teologia pública procura ser uma teologia separada do âmbito
da política, sem ser alienada, num estado secular de direito, que reconhece
plenamente a liberdade religiosa e no qual ela procura contribuir como parceira
crítico-construtiva para o bem comum. Para isso, assume o seu caráter
acadêmico, plural e interdisciplinar.
17) Teologia Ministerial:
Através do estudo formal, do
conhecimento básico dos idiomas bíblicos e no uso de concordâncias e
comentários, os ministros, professores de EBD, pregadores e evangelistas,
passam a construir e fazer parte da teologia ministerial.
18) Teologia Profissional:
É preciso que haja uma fonte que
supra as necessidades reflexivas tanto do teólogo leigo quanto do teólogo
ministerial. Tais fontes são os seminários teológicos, os livros e os artigos
que trazem informações concisas e coerentes para os ministros e leigos de
nossas igrejas. Quem proporciona todo esse aparato é o teólogo profissional.
Portanto, teologia profissional é um instrumento que serve à comunidade cristã,
fazendo com que os seus membros e obreiros possam pensar como Cristo.
19) Teologia Acadêmica:
A teologia acadêmica não se preocupa
com as dúvidas e incertezas do cristão comum. A teologia acadêmica preocupa-se
basicamente na especulação e na filosofia.
20) Teologia Leiga:
Pensar fé no lugar da laicidade é
permitir que a teologia seja interpelada por questionamentos diferentes da
realidade da vida sacerdotal e religiosa. As perguntas dos leigos são outras,
elas têm a ver com a vida matrimonial, profissional, cultural, eclesial e
cotidiana que desafiam o fiel a viver, na prática, a vida cristã. Viver como
teólogo leigo é “compartilhar, muitas vezes, com os pobres, a insegurança do
amanhã”, diz Maria Clara Bingemer. Isto soa estranho aos ouvidos do teólogo
religioso desatento que fez da vida sacerdotal uma opção por dedicação
exclusiva expressa em um discurso divorciado da vida cotidiana comum das
pessoas. a partir do seu lugar, pode oferecer contribuições para a teologia
pública. A reflexão do leigo é fundamental na reflexão da Igreja e também na
universidade.
21) Teologia Popular:
Sem nenhuma instrução teológica
formal, crentes de várias épocas e denominações diferentes baseiam sua fé em
crenças e práticas que foram formadas por meio de lendas e clichês. Tais
clichês e lendas, conhecidos também por “ evangelendas” são construídas por
pessoas, consideradas pelas massas, muito espirituais, e suas novidades também
soam sempre muito espirituais. E se algum cristão tentar examinar a
autenticidade bíblica de tais afirmações ou práticas, corre o risco de ser
chamado de “carnal’.
Os Objetivos da Teologia:
1.
Demonstrar a existência de Deus
2.
Explicar o Homem e sua queda
3.
Explicar a restauração
4.
Explicar o mundo vindouro e preparar
o homem para ele
A História da Teologia:
Analisa o processo progressivo
da Teologia no transcorrer da história.
1.
A Patrística
2.
A Escolástica
3.
A Reforma.
4.
A Contrareforma
5.
A Teologia Moderna*
*academicamente, a disciplina, Introdução
à Teologia para no inicio desta seção, quando este assunto
(teologia moderna) é retomado na disciplina: Teologia Contemporânea.
Leia também: “O Bacharel em
Teologia”
Estude Teologia!
Bibliografia:
SAWYER, M. James. Uma introdução à teologia. Editora Vida.
OLSON, Roger E. História da Teologia Cristã. Ed. Vida.
ROLDAN, Alberto. Para que Serve A Teologia. Ed. Descoberta.
C AVALCANTE, RONALDO. SINNER, Rudolf
V. Teologia Pública. Ed. Sinodal.
VANHOOZER, Kevin J.
STRACHAN, Owen. O Pastor como teólogo público. Ed. Vida Nova.
GONZÁLES, Justo L. Ministério: Vocação ou Profissão. Ed. Hagnos.
SAYÃO, Luiz.
Cabeças Feitas - Filosofia Prática para Cristão.
Editora Hagnos.
SPROUL, R. C. Somos
Todos Teólogos. Editora Fiel.
GRANCONATO, Marcos. Fundamentos da Teologia do Novo Testamento. Ed. Mundo Cristão
Boff, Clodovis. Teoria do Método Teológico. Ed. Vozes.
FERREIRA, Franklin. Teologia Sistemática. Ed. Vida
Nova.
PAELEY William. Teología Natural.
(espanhol) Editora Nabu Press.
Parabéns! Impossível não saber conceituar Teologia, não diferenciar uma teologia da outra e não conhecer a história da Teologia após a leitura desse artigo! Muito esclarecedor!
ResponderExcluir