quinta-feira, 19 de outubro de 2017

A Soberania de Deus e os nossos dias.


*o artigo de hoje nasceu de uma conversa e reflexão no horário do almoço.

"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto." Rui Barbosa

As palavras de Rui Barbosa devem estar na mente de muitos cristãos pensando: “será que tudo está descontrolado e sem rumo?”.

Não é a primeira vez que alguém se encontra numa situação de “cativeiro”, seja ele literal, relacional-emocional, psicológico, ou espiritual.

Vamos para a Bíblia!

“E disseram-me: Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo. E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus. E disse: Ah! Senhor Deus dos céus, Deus grande e terrível! Que guarda a aliança e a benignidade para com aqueles que o amam e guardam os seus mandamentos; Estejam, pois, atentos os teus ouvidos e os teus olhos abertos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; também eu e a casa de meu pai temos pecado. De todo nos corrompemos contra ti, e não guardamos os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos, que ordenaste a Moisés, teu servo. Lembra-te, pois, da palavra que ordenaste a Moisés, teu servo, dizendo: Vós transgredireis, e eu vos espalharei entre os povos. E vós vos convertereis a mim, e guardareis os meus mandamentos, e os cumprireis; então, ainda que os vossos rejeitados estejam na extremidade do céu, de lá os ajuntarei e os trarei ao lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome.” Neemias 1:3-9

Depois de confessar tanto o seu pecado quanto o do povo, Neemias lembrou (Antropopatia) o Senhor acerca do que Ele mesmo tinha dito. Eu vos espalharei entre os povos. Essa é uma alusão ao concerto de Deus em Levítico 26.27-45 e Deuteronômio 30.1-5.0 próprio Neemias havia nascido na Pérsia, uma nação distante, porque o Altíssimo tinha cumprido essa promessa. O Senhor havia prometido que, se os israelitas se voltassem para Ele em obediência, o Altíssimo iria ajuntá-los mais uma vez na terra deles. Neemias se dirigiu ao Senhor como o Deus que mantém o concerto e confessou os seus pecados e os do povo, porque a Lei exigia confissão (Lv 16.21). Então, lembrou (Antropopatia) o Todo-poderoso de Sua promessa: fazer com que Israel retornasse para sua terra. A última intenção do concerto divino não era apenas fazer o povo regressar, mas fazê-lo voltar ao lugar onde o Altíssimo estabelecera Seu nome. 

É assim mesmo, há momentos em nossa vida que achamos que Deus nos esqueceu, que a humanidade está esquecida, que o maligno tomou conta.

Mas, note algo sobre esses dias turbulentos que vivemos:

“E foi-lhe dada uma boca, para proferir grandes coisas e blasfêmias; e deu-se-lhe poder para agir por quarenta e dois meses. E abriu a sua boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome, e do seu tabernáculo, e dos que habitam no céu. E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, e língua, e nação.” Apocalipse 13:5-7

Percebeu as palavras: foi-lhe dada”, “deu-se-lhe poder”, "E foi-lhe permitido.

Eu sou o Senhor, e não há outro; fora de mim não há Deus; eu te cingirei, ainda que tu não me conheças; Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o Senhor, e não há outro. Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas. Destilai, ó céus, dessas alturas, e as nuvens chovam justiça; abra-se a terra, e produza a salvação, e ao mesmo tempo frutifique a justiça; eu, o Senhor, as criei. Ai daquele que contende com o seu Criador! o caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? ou a tua obra: Não tens mãos? Isaías 45:5-9

É boa a definição de A. W. Pink: Deus é soberano, isso quer dizer que ele não precisa do conselho, ou ordem de ninguém. Tudo o que Deus faz, o faz, em última instância, por que assim o quis, nada é capaz de levar Deus a fazer o que Ele não quer.

Os livros proféticos do Antigo Testamento demonstram claramente o domínio do Altíssimo sobre os reinos humanos. Deus nunca foi intimidado por nenhum governante, mas os líderes sábios aprenderam a respeitar a vontade do Criador, o soberano Deus. Aproximadamente 600 anos antes do nascimento de Jesus, o homem mais poderoso do mundo foi humilhado por Deus justamente para aprender esta lição: “o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens e o dá a quem quer” (Daniel 4:32).

Na profecia que Jeremias transmitiu sobre a Filístia, por exemplo, há uma conversa com a espada do Senhor, que ele havia mandado para executar a justiça. A conversa começa com um pedido a favor dos castigados: “Ah! Espada do SENHOR, até quando deixarás de repousar? Volta para a tua bainha, descansa e aquieta-te.” A resposta explica a natureza da espada como instrumento sujeito à vontade de Deus: “Como podes estar quieta, se o SENHOR te deu ordem? Contra Asquelom e contra as bordas do mar é para onde ele te dirige” (Jeremias 47:6-7). Enquanto não cumprisse a missão dada por Deus, a espada não repousaria.

A espada de Deus, hoje, é a palavra do Senhor, e a guerra na qual pelejamos é espiritual, não carnal (Efésios 6:10-17). A missão é levar o conhecimento da verdade a todos os homens (1ª Timóteo 2:4), com a esperança de conduzi-los à obediência de Cristo: “Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo, e estando prontos para punir toda desobediência, uma vez completa a vossa submissão” (2 Coríntios 10:3-6).

O Padrão de Julgamento de Deus

Buscar Compreender à luz das Escrituras esse padrão ajuda a confiar mais na Soberania de Deus. O "padrão de julgamento" de Deus revelado no Antigo Testamento — Uma vez que Deus usa militarmente uma nação para trazer julgamento físico sobre outra nação, Ele se vira contra a nação cuja força militar acabou de usar, e coloca essa nação sob julgamento físico completo.

“e diga: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Estou contra você, ó Gogue, príncipe maior de Meseque e de Tubal. Farei você girar, porei anzóis em seu queixo e o farei sair com todo o seu exército: seus cavalos, seus cavaleiros totalmente armados e uma grande multidão com escudos grandes e pequenos, todos eles brandindo suas espadas.” Ezequiel 38:3,4

E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;” Mateus 25:31-34

Me recordo, de um amigo que trouxe uma reflexão sobre três correntes (visões de mundo) escatológicas. (análise do Apocalipse sobre o fim dos tempos):

  • Pré-milenista: “Dias piores virão”
  • Pós-milenista: “Dias melhores virão”
  • Amilenista: “vida que segue, o Messias está voltando.”

Escatologia é uma daquelas coisas em que os teólogos concordam em discordar.

Exemplo 1Segunda Vinda de Cristo:

Amilenismo: A segunda vinda de Cristo é um evento único e visível a todos, ou seja, não existe o conceito de arrebatamento secreto. No Amilenismo a Segunda Vinda de Cristo em glória e o arrebatamento é uma coisa só.
Pré-Milenismo Histórico: A Segunda Vinda de Cristo e o arrebatamento são o mesmo evento.
Pós-Milenismo: Igual às visões anteriores, Cristo volta de forma visível e em glória em um único evento.
Dispensacionalismo Clássico: A segunda vinda de Cristo será dividida em duas fases, sendo a primeira para arrebatar secretamente a igreja, e a segunda de forma visível e em glória após os sete anos de grande tribulação.

Exemplo 2 - Milênio:

Amilenismo: O milênio não é um período literal de mil anos. No Amilenismo o milênio é espiritual onde os salvo reinam com Cristo no céu e sobre a terra, e começou na primeira vinda de Cristo.
Pré-Milenismo Histórico: É reconhecido o Reino de Cristo na presente era com a Igreja, porém haverá também um reino milenar e literal no futuro após a segunda vinda de Cristo, com Jesus reinando sobre as nações do mundo (talvez não necessariamente o período seja de mil anos).
Pós-Milenismo: Conforme o Evangelho for sendo pregado será iniciado o milênio, onde o mundo inteiro será evangelizado e a maioria das pessoas serão convertidas. A cristianismo será o padrão e não a exceção, ou seja, a plantação será de trigo e não de joio (a referência a Parábola de Jesus é usada para defender esse conceito).
Dispensacionalismo Clássico: Milênio futuro e literal após a segunda fase da segunda vinda de Cristo.

Como diria Agostinho:

“Nas coisas essenciais, a unidade; nas coisas não essenciais, a liberdade; em todas as coisas, a caridade.”

Essencial é:

“E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.” Apocalipse 22:12,13

“Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo;” Tito 2:13

Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória.” Colossenses 3:4

Agora, que os dias são maus, isso são:

“Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, Remindo o tempo; porquanto os dias são maus.” Efésios 5:15,16

“Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora.” 1ª João 2:18

“Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências;” 2ª Timóteo 3:1-6

Veja que interessante 18 (dezoito): 6+6+6, características dos homens nos últimos dias, listadas nessa carta de Paulo.

compare com:

“Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis.” Apocalipse 13:18

“Desde o início faço conhecido o fim, desde tempos remotos, o que ainda virá. Digo: Meu propósito ficará de pé, e farei tudo o que me agrada.” Isaías 46:10

Nada escapa ao controle de Deus, está tudo correndo dentro do propósito Divino:

“Por isso, o Senhor esperará, para ter misericórdia de vós; e por isso se levantará, para se compadecer de vós, porque o Senhor é um Deus de eqüidade; bem-aventurados todos os que nele esperam.” Isaías 30:18

“Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera.” Isaías 64:4

Para ler meu artigo sobre o galarão acesse aqui:



JONES, Martyn Lloyd. Uma nação sob a ira de Deus. Ed. PES
SPROUL, R. C. Deus Controla Tudo? Ed. Fiel
PINK, Arthur W. Deus é Soberano. Ed Fiel
PENTECOST, J. Dwight. Manual de escatologia. Ed. Vida.

Um comentário:

  1. Temos vivido realmente tempos difíceis, trabalhosos. O texto de 2 tm citado acima parece um relato de Paulo olhando para o tempo atual. Mas em tudo podemos confiar e acreditar na Soberania de Deus que não dorme e nem se cansa. Parabéns pelo artigo.

    ResponderExcluir