terça-feira, 24 de outubro de 2017

Antropologia. Sopro de Vida: espírito, alma e corpo.


A Antropologia é uma disciplina de extrema importância. A Palavra antropologia significa, basicamente, estudo do homem. É uma disciplina que investiga as origens, o desenvolvimento e as semelhanças das sociedades humanas assim como as diferenças entre elas. A palavra antropologia deriva de duas palavras gregas: anthropos, que significa “homem” ou “humano”; e logos, que significa “pensamento” ou “razão”. Os antropólogos comumente investigam as formas de desenvolvimento do comportamento humano, objetivando descrever integralmente os fenômenos sócio-culturais.

Em geral, a antropologia pode ser dividida em vários segmentos: Científica, Filosófica, Teológica.

Antropologia Teológica é a ciência da fé que procura articular a existência humana com a verdade revelada por Deus escrita na Bíblia.

Certa vez, alguém disse que o problema no meio religioso é que: “Os liberais estão fazendo perguntas sem oferecer respostas e os conservadores respondendo perguntas que ninguém está fazendo.”

Buscando ser útil, à fundamentação da Fé, hoje quero trazer reflexão a respeito, da parte matérial e imaterial do homem. 

“Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.” Tiago 4:14

O sopro de Deus É a vida e o poder de Deus, dados ao homem para torná-lo vivente. A palavra hebraica para espírito é ruach, que significa "vento, sopro, ar, espírito”.

“Na sua mão está à alma de tudo quanto vive, e o espírito de toda a carne humana.”  Jó 12:10

O espírito ou fôlego de vida ou respiração é o que Deus deu para Adão quando o criou. Salmo 104:29, ensina que se Deus corta “a respiração, morrem e voltam ao pó.” Todo ser vivente incluindo os animais tem o mesmo fôlego de vida (Gênesis 1:30; 7:21 e 22; Eclesiastes 3:19-21).

Vejamos:

“Quantas são as tuas obras, Senhor! Fizeste todas elas com sabedoria! A terra está cheia de seres que criaste. Eis o mar, imenso e vasto. Nele vivem inúmeras criaturas, seres vivos, pequenos e grandes. Nele passam os navios, e também o Leviatã, que formaste para com ele brincar. Todos eles esperam em ti para que lhes dês o alimento no tempo certo; tu lhes dás, e eles o recolhem, abres a tua mão, e saciam-se de coisas boas. Quando escondes o rosto, entram em pânico; quando lhes retiras o fôlego, morrem e voltam ao pó. Quando sopras o teu fôlego, eles são criados, e renovas a face da terra.” Salmos 104:24-30 NVI

O destino do homem é o mesmo do animal; o mesmo destino os aguarda. Assim como morre um, também morre o outro. Todos têm o mesmo fôlego de vida; o homem não tem vantagem alguma sobre o animal. Nada faz sentido! Todos vão para o mesmo lugar; vieram todos do pó, e ao pó todos retornarão. Quem pode dizer se o fôlego do homem sobe às alturas e se o fôlego do animal desce para a terra?” Eclesiastes 3:19-21 NVI

 “alma vivente” também é o termo para descrever a criação dos animais (Gên. 1:20, 21, 24, 30; 2:19; 9:10, 12, 15, 16; Lev. 11:46):

“E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus. E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.” Gênesis 1:20,21

O que distingue os seres humanos dos animais não é a alma, mas o fato de que os seres humanos foram criados à imagem de Deus, isto é, com possibilidades semelhantes às de Deus, não disponíveis aos animais.

“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” Gênesis 2:7

A alma também mencionada como mente e coração é na verdade a parte intelectual do homem, a faculdade que Deus tem; por isso podemos amar como Deus ama (Provérbios 23:7; I João 4:8)

O “fôlego de vida” é o dom da vida que os seres criados possuem pela duração de sua existência terrena.

Enquanto permanecer o “sopro de vida”, os seres criados são “almas viventes”. Quando, porém, o sopro se vai, tornam-se almas mortas. Isso explica porque a Bíblia frequentemente se refere à morte humana como a morte da alma (Lev. 19:28; 21:1, 11; 22:4; Núm. 5:2; 6:6,11; 9:6, 7, 10; 19:11, 13; Ageu 2:13).

Sobre a questão “almas mortas”, abordaremos mais no artigo: OS TRÊS TIPO DE MORTE NA BÍBLIA:
  1. Morte física
  2. Morte espiritual
  3. Morte Eterna (morte escatológica)
Em resultado do sopro divino (fôlego de vida/espírito), o corpo inanimado fez-se um ser vivente, O homem não possui alma, ele é alma, ele vive como alma.

A natureza humana consiste de um todo indivisível onde o corpo, o fôlego de vida (espírito), e a alma funcionam não como entidades separadas, mas como características da mesma pessoa:
  1. O corpo é uma pessoa como um ser concreto;
  2. A alma é uma pessoa como um indivíduo vivo;
  3. O fôlego de vida é a pessoa tendo sua fonte em Deus. (o dom da vida concedido por Deus).


A Tricotomia é uma área da Escatologia Bíblica que apresenta o homem como sendo constituído de três partes: espírito (fôlego de vida), a alma (intelecto) e corpo, que formam um todo indivisível. (somente pelas Escrituras). O termo tricotomia significa “aquilo que é dividido em três”.

Tanto que:

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” Hebreus 4:12

Portanto, dizemos que o homem é essencialmente um ser espiritual, porque recebeu em si, algo da “Essência de Deus – Seu sopro”.
  • alma no hebraico: nephesh
  • alma no grego: psyche
e
  • espírito no hebraico: ruah
  • espírito no grego: pneuma
"E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” 1ª Tessalonicenses 5:23

“Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, E o meu espírito (aqui folêgo) se alegra em Deus meu Salvador;” Lucas 1:46,47

Em Isaías 26:9 o profeta Inspirado por Deus nos mostra que a alma está ligada aos sentimentos, e o espírito é o elemento vital de comunicação com Deus sem o espírito-fôlego de vida, não há homem-alma, para buscar a Deus:

Com minha alma te desejei de noite, e com o meu espírito, que está dentro de mim, madrugarei a buscar-te; porque, havendo os teus juízos na terra, os moradores do mundo aprendem justiça.” Isaías 26:9

E

“Por isso não reprimirei a minha boca; falarei na angústia do meu espírito; queixar-me-ei na amargura da minha alma.” Jó 7:11

Jesus possuía uma alma racional e um espírito humano:

“Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e velai comigo.” Mateus 26:38

“E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto, expirou”. Lucas 23:46

Conforme Eclesiastes 12:7 o pneuma=espirito não desce à sepultura. Ele é parte inerente ao homem sim, mas não o é do corpo sem vida, na morte há uma separação conforme vimos em 1ª Tessalonicenses 5:23.


“E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.” Eclesiastes 12:7

1) O corpo nos dá a consciência do mundo material.
2) A alma da ao homem a consciência de si mesmo, sabe que é uma personalidade.
3) O espírito nos dá consciência de Deus pois é seu sopro em nós.

O Ser Humano é então formado de:
  • Parte Material: Corpo
  • Parte Imaterial: espírito (fôlego de vida) e alma.
A alma se expressa no mundo através dos cinco sentidos, e os vários sentidos da palavra alma na Bíblia, como sangue, coração, vida animal, pessoa física; devem ser interpretados segundo o contexto da escritura em que está contida.

Exemplo 1:

Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus." Romanos 13:1

No contexto refere-se a pessoa (carne/corpo), porque você não possui uma alma, você é alma.

Exemplo 2:

“E vos renoveis no espírito da vossa mente;” Efésios 4:23

Nesse contexto, espírito designa a atitude mental dominante de uma pessoa ou de um grupo, que motiva-o a fazer ou a dizer coisas de um determinado modo.

Ambas as palavras: espirito e alma devem ser analisadas sempre no contexto em que aparecem.

E a Alma é o Sangue?

“Somente esforça-te para que não comas o sangue; pois o sangue é vida; pelo que não comerás a vida com a carne;” Deuteronômio 12:23

Os antigos chegaram a essa concepção de que a vida estava no sangue? Os passos para se chegar a esta concepção foram os seguintes:
  • Os antigos tinham uma medicina elementar.
  • Mas eles notaram que o bebê só pode ser considerado vivo depois que inspira (e chora).
  • Observaram também que uma pessoa só poderia ser considerada morta depois que expirasse (e não mais inspirasse).
  • Deduziram que a alma estava na respiração. Então: a alma era o ar. E entrava na pessoa pelo nariz, quando esta nascia, e saia pelo nariz, quando esta morria.
  • Então eles se perguntaram: “Durante a vida onde fica a alma na pessoa? Ou seja, que parte do corpo é a sede da alma?”.
  • E veio uma nova observação da realidade: os soldados feridos em batalha sangravam.
  • O sangue, ao sair do corpo deles, borbulhava. Logo, o sangue continha ar.
  • Enquanto existia sangue no ferido ele permanecia vivo. Mas quando o sangue saía por completo, ele morria.

Logo, numa interpretação a partir do contexto do "lá e então" chegaram-se à seguinte conclusão: a alma é o ar. Entra no corpo pelo nariz e vai para o sangue. Então concluíram: a alma está no sangue.

A alma não está no sangue, nem em nenhuma outra parte localizável do corpo. 

A alma é a pessoa, sua identidade, seu modo de ser, o conjunto de características natas e adquiridas que fazem a gente ser quem é diante de si, dos outros e de Deus. Não é porque doamos sangue para alguém que tiramos um pedaço da alma. Muito menos, ao receber uma doação de sangue, recebemos a alma do doador. Recebemos sim sua generosidade, sua gratuidade em partilhar a vida e isso diz algo sobre ela, mas sua alma não vem no sangue recebido.

E se quisessemos observar essa literalidade atentemos as palavras de Jesus:

“Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.” João 15:13

Jesus pregou aos espíritos em prisão?

“No qual também foi e pregou aos espíritos em prisão…” (I Pe. 3:19)

Qual é o sentido de 1a. Pe. 3.19, que se refere à pregação de Cristo aos espíritos em prisão no Hades?

Há duas possibilidades (duas conjecturas teológicas) para o conteúdo dessa proclamação. Como disse Santo Agostinho, “Nas coisas essenciais, a unidade; nas coisas não essenciais, a liberdade; em todas as coisas, a caridade.”:

1º) a proclamação feita pelo Cristo crucificado no Hades a todas as almas dos mortos pode ter sido essa: o preço do pecado havia sido pago, e todos os que haviam morrido na fé deveriam aprontar-se para subir ao céu, o que ocorreria logo, no domingo da ressurreição. Jesus desceu ao Hades e proclamou a sua vitória.

2º) a proclamação poderia dizer respeito àquela urgente advertência que Noé havia feito à sua própria geração, no sentido que se refugiassem na arca, antes que o grande dilúvio destruísse toda a raça humana, teria ocorreu, não quando Cristo desceu ao Hades, após sua morte no Calvário, mas em Espírito, o qual falou pela boca de Noé, durante aqueles anos em que a arca era construída.

Dessas duas opções, a primeira diz respeito a uma ocorrência real (cf. Ef. 4:8); essa proclamação teria sido feita a todos os habitantes do Hades, em geral, ou então só aos redimidos, em particular. Mas a segunda, significa que Cristo, mediante o Espírito Santo solenemente advertiu os contemporâneos de Noé, por meio do próprio Noé (conforme descrição em IIPe. 2:5) como pregador ou arauto da justiça.

As Chaves da Morte e do Inferno

Apocalipse 1:12-18
No versículo 18 o Senhor disse: "Eu tenho as chaves da morte e do inferno". Jesus tem as chaves da morte! Isto de maneira alguma significa que Ele causa a morte. Conforme Hebreus 2:14-15 deixa claro:

Hebreus 2:14-15
"E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo; E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão."

Ele tem “as chaves da morte e do Hades”, em outras palavras da morada dos mortos. Aqui se fala do poder de Jesus sobre todas as coisas criadas e que Jesus tem o poder sobre a própria morte, que ele venceu pela ressurreição. Para todo o ser humano a morte parece ter poder amedrontador para o ser humano. O texto quer dizer que a vitória sobre a morte vem por Jesus e Dele vem a vida que dura para toda a eternidade.

É importante observar que no texto em nenhum momento Jesus diz que “agora tenho” ou “tomei as chaves da morte e do inferno das mãos do diabo”. Jesus se apresenta como o Soberano Deus eterno (primeiro e último), aquele que venceu a morte e aquele que “tem as chaves da morte e do inferno”. Apenas esse trecho já deixa claro que Jesus não arrancou essas “chaves” das mãos de ninguém.


Qual é a diferença entre Sheol, Hades, Inferno, o lago de fogo?

Nas Escrituras hebraicas, a palavra usada para descrever o reino dos mortos é Sheol. Ela significa simplesmente o "lugar dos mortos" ou o "lugar das almas/ espíritos que partiram." A palavra grega do Novo Testamento usada para "inferno" é hades, que também se refere ao "lugar dos mortos".

A palavra grega gehenna também é usada no Novo Testamento para "inferno" e é derivada da palavra hebraica hinnom. Outras Escrituras no Novo Testamento indicam que Seol/Hades é um lugar temporário onde as almas dos infiéis são mantidas enquanto aguardam a ressurreição e julgamento final no julgamento do Grande Trono Branco.

Ao morrerem fisicamente, as almas dos justos vão diretamente para a presença de Deus - céu/paraíso/seio de Abraão (Lucas 23:43; 2 Coríntios 5:8, Filipenses 1:23).

O lago de fogo, mencionado apenas em Apocalipse 19:20 e 20:10, 14-15, é o inferno final, o lugar de punição eterna para todos os rebeldes impenitentes, tanto angélicos quanto humanos (Mateus 25:41). Ele é descrito como um lugar de fogo e enxofre, e os que lá estão sofrem de uma agonia eterna e indescritível, de uma natureza implacável (Lucas 16:24, Marcos 9:45-46).

Há quem ensine que o inferno é a sepultura e que o homem experimenta aniquilação (cessa de existir conscientemente), que o inferno seria a sepultura, e dizem: Se Jonas tivesse morrido ali no ventre do peixe, o ventre seria a sepultura de Jonas. Tal raciocínio não é coerente, visto que Jonas comparou o ventre do peixe com o inferno, e vejamos: Jonas sentia-se como se estivesse no inferno, e mais: Ele estava atormentado e consciente. Jonas comparou o ventre do peixe com o sofrimento do inferno, e ali, ele estava consciente, assim como é no inferno (Lucas 16:19-31). Jonas estava comparando o inferno com o abismo (Jonas 2:05, veja também: Lucas 16:26/ Apocalipse 20:03).

“E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?” Apocalipse 6:9,10

O que a Bíblia diz acerca do inferno e os vocábulos usados:

1) Seol – No Velho Testamento usualmente significa o lugar dos espíritos dos mortos (Sl. 16.10);
2) Hades – No Novo Testamento usualmente significa o lugar dos espíritos dos mortos (At. 2.27);
3) Tártaro – O lugar preparado para os anjos caídos (2Pe. 2.4);
4) Geena / Lago de Fogo – O lugar de punição eterna, depois da ressurreição do juízo final (Mt. 10.28; Mt. 25.41,46; Lc. 12.4-5).
5) Queber (sepultura) – “…e foi sepultado na sepultura de seu pai (2Sm. 17.23);

EXEMPLOS DA PALAVRA “INFERNO” EM VEZ DE “SEPULTURA”

Escolha de nossos infernos (Gn 23.6). Jacó erigiu uma coluna sobre o inferno dela (Gn 35.20). Em meu inferno que eu cavei (Gn 50.5). Porque... não há infernos no Egito (Êx 14.11). Qualquer  que tocar um inferno será impuro por sete dias (Nm 19.16,18). Enterrado no inferno de meu pai (IISm 19.37). O esqueleto em seu próprio inferno (IRs 13.30). O inferno de Eliseu (IIRs 13.21). O inferno do homem de Deus (IIRs 23.17). Restos meio aos infernos (Is 65.4). Ossos tirados dos infernos (Jr 8.1). Os infernos dos profetas (Mt 23.29). Os infernos dos justos (Mt 23.29). Habitando entre os infernos (Mc5.3).
     
EXEMPLOS DA PALAVRA “SEPULTURA” EM VEZ DE “INFERNO”

Fogo ardendo na sepultura mais inferior, alimentado pela ira de Deus (Dt 32.22). Sofrimentos da sepultura (IISm 22.6). Os ímpios e todas as nações que se esquecem de Deus serão lançados na sepultura (Sl 9.17). A alma na sepultura (Sl 16.10). Angústias da sepultura (Sl 116.3). A sepultura nunca está cheia (Pv 27.20). Os habitantes da sepulturas se juntam para dar as boas-vindas de alguém (Is 14.9). Uma voz que sai da sepultura (Ez 32.21). Réu do fogo da sepultura (Mt 5.22;18.9;Mc 9.43-49). O fogo da sepultura que nunca se apaga (Mc 9.42-29). Somente Deus tem o poder de lançar na sepultura (Lc 12.5). Na sepultura, ele levanta os olhos, estando em tormentos no fogo ... chamas (Lc 16.19-31). Os anjos lançados na sepultura (IIPd 2.4;Jd 6,7).

Portanto, Inferno e Sepultura não são a mesma coisa.

“Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória.” Colossenses 3:1-4

Rodrigo M. de Oliveira.
Teólogo; Pedagogo; Pastor; Professor de Hermenêutica, Filosofia, Introdução à Teologia, Teologia Contemporânea e Escatologia.

Bibliografia:

HOEKEMA, Anthony. Criados à imagem de Deus. Ed. Cultura Cristã.
LEWIS, C. S. A abolição do homem. Editora: Thomas Nelson Brasil.
ZILLES, Urbano. Antropologia Teológica. Paulus Editora.
LADARIA, Luis F. Introdução à antropologia teológica. Edições Loyola.
SHERLOCK, Charles. A Doutrina da Humanidade. Ed. Cultura Cristã
WALTON, John. O Mundo Perdido de Adão e Eva. Ed Ultimato.
SILVA, Severino Pedro Da. O Homem: Corpo, Alma e Espírito. CPAD
HAGIN, Kenneth E. O Homem Em Três Dimensões. Graça Editorial.
OLSON, N. Lawrence. O Plano Divino através dos séculos. Editora CPAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário